No início da tarde do dia 15, a espaçonave russa Soyuz MS-24 decolou em direção a Estação Espacial Internacional, levando dois cosmonautas da Rússia e um astronauta dos Estados Unidos. Eles se juntaram a outros tripulantes da Expedição 69, que já estão na estação.
O lançamento dos cosmonautas, Oleg Kononenko e Nikolai Chub, e do astronauta da NASA, Loral O’Hara, aconteceu a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 12h44 do horário de Brasília. A espaçonave realizou duas órbitas até acoplar no minimódulo de pesquisa Rassvet, da ISS, por volta das 15h56.
Os tripulantes da missão Soyuz MS-24 se juntam a outros 7 astronautas da NASA, Roscosmos, ESA e JAXA, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, são eles:
A Estação Espacial contará com essa formação de 10 tripulantes até o dia 27 de setembro, quando a espaçonave Soyuz MS-23 deixará a plataforma com Prokopyev, Petelin e Rubio a bordo. Após isso, se iniciará a Expedição 70, sob o comando de Andreas Mogensen.
Tempo no espaço
Kononenko e Chub ficarão na ISS por cerca de 1 ano, enquanto a viagem de O’Hara irá durar cerca de 6 meses. Durante esse período eles realizarão manutenções, atividades extraveiculares (caminhadas espaciais) e apoiarão diversos experimentos científicos.
Esperamos começar a trabalhar imediatamente. Estaremos muito ocupados. Temos duas atividades extraveiculares em meados de outubro pelos quais estamos todos muito entusiasmados, e depois disso temos uma espaçonave de carga Dragon da SpaceX [chegando], e isso sempre nos mantém muito ocupados com muito de Ciência.
Loral O’Hara, em coletiva de imprensa.
Após o fim da missão, Kononenko terá passado mais de 1000 dias no espaço, se tornado o seu humano a ficar mais tempo por lá. A Soyuz MS-24 é sua quinta missão para ISS, já tendo participado da Expedição 17 em 2008, a Expedição 30/31 em 2012, a Expedição 44/45 em 2015 e a Expedição 57/58/59 em 2019. Já Chub e O’Hara são estreantes.
A missão Soyuz MS-24 é a 70ª espaçonave Soyuz que decola para a Estação Espacial Internacional e a 153ª a voar para o espaço.
Fonte: Olhar Digital
Comentários