Ivan Provedel provavelmente não vai dormir nesta terça-feira. O goleiro marcou, já praticamente no último lance da partida, o gol de empate da Lazio contra o Atlético de Madrid, na capital italiana. Marca expressiva e para poucos goleiros na história da Champions.
No atual formado da Liga dos Campeões, apenas quatro goleiros conseguiram marcar no torneio. Além de Provedel, apenas um marcou sem ser de pênalti: o turco Sinan Bolat, com os mesmos 50 minutos que Provedel anotou para a Lazio, garantiu o empate, também em 1 a 1, para o Standard Liège contra o AZ, na Bélgica, pela fase de grupos em 2009. Foi o primeiro, e único, gol da história do turco, que atualmente defende o Westerlo na elite do futebol belga.
Os outros goleiros que marcaram na Champions o fizeram através de cobranças de pênalti. O alemão Hans-Jörg Butt, já aposentado, é o goleiro que mais gols somou na Liga dos Campeões, com três tentos no total. Ex-Hamburgo, Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, Butt é considerado carrasco da Juventus, marcando todos os seus gols na Champions contra a Velha Senhora, um por cada clube: em 2000 pelo Hamburgo, em 2002 no Leverkusen e em 2009 no Bayern de Munique. Butt, que chegou a ser convocado em duas Copas para defender a seleção alemã, era especialista em pênaltis e é um dos goleiros europeus com mais tentos, somando 36 ao longo da carreira.
Outro goleiro que balançou as redes na Champions da marca fatal foi o nigeriano Vincent Enyeama. De carreira vitoriosa na seleção de seu país e de passagens marcantes por Hapoel Tel Aviv e Lille, Enyeama marcou pela equipe israelense em 2010, contra o Lyon, da França. Os franceses venceram por 3 a 1 em duelo da fase de grupos. Na carreira, Enyeama somou um total de 15 gols pelo Hapoel, e registra outros dez com o Enyimba, da Nigéria.
Provedel, que arrancou o empate para a Lazio contra o Atlético de Madrid, se tornou o quarto goleiro na história a marcar um gol no atual formato da Champions:
🇩🇪Butt⚽️⚽️⚽️ (2000, 2002, 2009, todos os gols de pênalti)
🇹🇷Bolat⚽️ (2009, de cabeça)
🇳🇬Vincent Enyeama⚽️ (2010, de… pic.twitter.com/VboKr2ta5f
Quarto goleiro na história a marcar um gol na Champions League, Provedel já havia vivido outra noite de herói. No dia 7 de fevereiro de 2020, a Juve Stabia perdia para o Ascoli, pela Serie B italiana. Até o minuto… 50 do segundo tempo…
Provedel, mais uma vez, foi para a área. Giacomo Calò cobrou falta da canhota e o goleiro subiu mais que todo mundo para, de cabeça, decretar o empate para sua equipe em 2 a 2.
Apesar da Juve Stabia não ter evitado o rebaixamento naquela temporada, Provedel se mudou para a Serie A para nunca mais sair. Foi para o Spezia e, após duas temporadas, acabou contratado pela Lazio. Vive o auge da carreira agora, aos 29 anos, sendo herói em uma noite de Champions.
In #LazioAtleticoMadrid SECONDO GOL IN CARRIERA per Ivan Provedel, dopo quello in Ascoli-Juve Stabia 2-2 di Serie B, 7 febbraio 2020! pic.twitter.com/igRRmg1J8l
Fonte: Ogol
Comentários