A Prefeitura de Salvador (BA) abraçou a transição energética na frota dos ônibus e, na segunda-feira (18), inaugurou o maior terminal de eletrocarga público do Brasil. A instalação pode carregar até 20 ônibus elétricos simultaneamente e fica localizada ao lado de uma das estações mais estratégicas do BRT, evitando a necessidade dos veículos se deslocarem até as garagens, muitas vezes distantes.
Assim, também será possível intercalar as recargas com períodos de pico no transporte e garantir mobilidade mais limpa e livre de emissões na cidade.
Terminal de recarga em Salvador
Importância dos ônibus elétricos
Em comunicado da Prefeitura de Salvador, o prefeito reforçou a importância da transição energética, inclusive nas frotas de ônibus no País, e que é necessário inovação e tecnologia para manter esses serviços. Ele ainda mencionou o aumento dos preços dos combustíveis como motivação para a transição.
Segundo Reis, o projeto de eletrificação da frota de ônibus em Salvador garante a continuidade dessa modalidade de transporte porque tira um dos maiores custos do serviço: o preço do diesel.
Transição energética no Brasil
O secretário de Mobilidade do município também falou da necessidade do poder público investir em prol da transição energética.
Ele lembrou que, na América Latina, há cidades mais avançadas nesse plano, como Bogotá, na Colômbia, que conta com frota de 1,5 mil ônibus elétricos. O Brasil possui 90, com São Paulo tendo 50 unidades.
Acho que, se o poder público não entrar de fato para ajudar nessa transição, que é o que estamos fazendo aqui, com 100% de recursos próprios, não conseguiremos chegar à eletromobilidade de forma consistente.
Fabrizzio Muller, secretário de Mobilidade de Salvador (BA)
Próximos planos para ônibus elétricos em Salvador
Fonte: Olhar Digital
Comentários