Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Super El Niño deve causar estragos no clima até quando?

Super El Niño deve causar estragos no clima até quando?

Mapa das Américas com fenômeno climático El Niño destacado nos oceanos

Nesta semana, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais informou que, apesar do estrago climático dos últimos meses, o Super El Niño ainda não está em seu auge. A demora para o fim do fenômeno fez muita gente se perguntar se ele tem prazo para acabar.

Primeiro é preciso entender o que é o El Niño. O fenômeno deixa a atmosfera mais quente, o que o conecta a outros fenômenos naturais, piorando questões relacionadas ao aquecimento global. Durante o evento, as águas quentes na superfície aumentam o nível de profundidade do oceano que separa a água superficial quente da água mais fria abaixo. 

Além do calor, o El Niño deve aumentar a seca ou chuvas em diferentes partes do mundo. 

Mas quando o El Niño deve acabar?

De acordo com um relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o El Niño começou a dar seus primeiros sinais em fevereiro deste ano e está chegando em seu auge durante o segundo semestre.

“Isso não significa, entretanto, que o evento está perto do fim. As previsões de temperatura da superfície do mar para a região do Pacífico Equatorial, produzidas por modelos climáticos globais, indicam mais de 90% de probabilidade de que condições de El Niño continuem a se manifestar nos próximos meses, condições estas previstas a persistir, pelo menos, até o final do ano”, disse o órgão.

Alguns modelos climáticos sugerem a continuidade do desenvolvimento do fenômeno

El Niño com intensidade moderada (com anomalias de temperatura da superfície do mar na região do Pacífico Central superiores a 1oC), enquanto outros sugerem a possibilidade de um fenômeno de intensidade forte (com anomalias de temperatura da superfície do mar na região do Pacífico Central superiores a 1.5oC). 

Inmet

Leia mais:

Saiba como o fenômeno deve atingir cada região do Brasil

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, vinculado ao Ministério da Ciência, situações similares ao recente ciclone no Rio Grande do Sul podem ocorrer nos próximos meses. A previsão é de chuvas acima da média para o sul do Brasil até novembro, com cerca de 100 municípios gaúchos já tendo sido afetados pelas inundações decorrentes das precipitações históricas. Entenda como o fenômeno deve afetar cada região do Brasil.

El Niño
Nasa capta imagem do El Niño – fenômeno meteorológico que eleva as temperaturas — Foto: Sentinel-6 Michael Freilich / Nasa

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários