Em um duelo bastante equilibrado em Portugal, o Napoli foi um visitante indigesto e venceu o Braga por 2 a 1, na estreia da fase de grupos da Liga dos Campeões na temporada 2023/24. A vitória veio com direito ao gol sendo contra e marcado na reta final.
A vitória coloca o time italiano na ponta do Grupo C, com a mesma pontuação e saldo de gols do Real Madrid, mas com um gol marcado a mais. Além do Braga, a chave é completada com a presença do Union Berlin.
O duelo começou animado em Portugal. A primeira boa chance foi do Braga, aos 3, quando Ricardo Horta recebeu a bola pela esquerda, bateu forte e parou em ótima defesa do goleiro Meret. O Napoli não demorou a responder e Osimhen quase marcou aos 5, quando aproveitou falha feia da zaga, ficou cara a cara com Matheus, mas o goleiro levou a melhor.
O Napoli assumiu uma postura mais propositiva e passou a ficar mais tempo com a bola, mesmo atuando fora de casa. Osimhen voltou a causar problemas e quase abriu o placar em cabeçada firme, que parou em grande defesa de Matheus. O goleiro ainda brilhou de novo, na cabeçada de Di Lorenzo na sequência. A resposta do Braga aconteceu na bola parada, em falta cobrada por Djaló, que passou bem perto da meta.
Osimhen voltou a ser o jogador mais perigoso em campo, completando as oportunidades criadas pelo Napoli. Aos 21, ele foi bem no alto para ganhar da zaga e cabeceou ao lado do gol. Aos 26, ele apareceu na área para girar, soltar a pancada e carimbar o travessão. O Braga melhorou nos minutos seguintes e também foi perigoso. Na melhor delas, Abel Ruíz bateu cruzado após lançamento e com o desvio contra de Ostigard, a bola por pouco não encontrou a rede.
O Napoli então teve um pênalti a seu favor após Osimhen ser derrubado dentro da área. No entanto, após análise do VAR, a marcação de irregularidade foi cancelada. O lance esfriou a partida, pelo menos até os acréscimos. Aos 46, após um cruzamento da esquerda, Osimhen desviou para trás e Di Lorenzo apareceu para completar de pé esquerdo. A bola ainda bateu no travessão antes de encontrar a rede.
O Napoli esteve mais presente no ataque na volta para o segundo tempo. Após uma sequência de escanteios e faltas laterais, Anguissa ganhou no alto e cabeceou para defesa de Matheus. O Braga respondeu aos 9, também usando o jogo aéreo, mas Abel Ruiz, em boa posição, não conseguiu cabecear de maneira efetiva e mandou ao lado do gol.
Mesmo já na frente, o Napoli não abdicou de atacar. Aos 13, Osimhen ficou com a bola após passe ruim de José Fonte, bateu forte de fora da área e mandou perto da meta. O Braga foi ter uma boa chance aos 17, quando Ricardo Horta foi oportunista para se antecipar à marcação, completou de perna direita, mas não acertou o alvo.
O tempo foi passando e mesmo já conseguindo passar mais tempo com a bola do que no primeiro tempo, o Braga não conseguiu reagir e acertar o alvo na busca pelo empate. Tentou através do jogo aéreo, com bolas alçadas na área, mas sem sucesso. O Napoli que voltou a levar perigo. Aos 30, após cruzamento da direita, Zielinski desviou de leve na segunda trave e por pouco não marcou.
O Braga seguiu no ataque buscando evitar a derrota dentro de casa e o empate aconteceu aos 39, quando Zalazar cruzou e Bruma apareceu em ótima posição na área para desviar de maneira certeira e achar a rede. Mas durou pouco a reação e o Napoli voltou a marcar aos 43, quando Zielinski cruzou da esquerda e Niakaté acabou desviando contra a própria meta. Balde de água fria e vitória dos italianos.
Fonte: Ogol
Comentários