Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Novo teste que detecta Alzheimer com exame de sangue chega ao Brasil

Novo teste que detecta Alzheimer com exame de sangue chega ao Brasil

Exame requer apenas uma coleta de sangue (Imagem: Constantine Pankin – Shutterstock)

Um novo teste para diagnosticar Alzheimer de forma mais simples chegou ao Brasil. Trata-se do exame PrecivityAD2, que usa apenas uma amostra de sangue do paciente para detectar se ele tem os componentes que indicam a doença ou não. O método foi desenvolvido pela start-up norte-americana C2N Diagnostics e será implementado por aqui pelo Grupo Fleury.

Como funciona o exame para diagnóstico de Alzheimer

alzheimer
Exame identifica proteínas cerebrais características do Alzheimer (Imagem: Marko Aliaksandr / Shutterstock.com)

Benefícios

Além de não ser invasivo de qualquer forma, necessitando apenas da coleta do sangue, o exame pode confirmar ou descartar um diagnóstico de Alzheimer. Isso é importante porque outros procedimentos para detectar a doença podem se confundir com sinais de outras doenças, como depressão, demência vascular ou problemas metabólicos.

Edgar Gil Rizzatti, presidente de Unidades de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury, destaca a importância do diagnóstico precoce.

O diagnóstico precoce da doença de Alzheimer impacta diretamente nas intervenções clínicas relacionadas à doença, algo que resulta em um desfecho clínico mais favorável ao paciente. Essa inovação traz um benefício imenso à sociedade, visto que não é procedimento radioativo ou invasivo como outros que existem para detecção ou exposição desnecessária à radiação.

Edgar Gil Rizzatti

Exame requer apenas uma coleta de sangue (Imagem: Constantine Pankin – Shutterstock)

Quem pode usar, onde e quanto custa

O exame é feito sob pedido médico para pessoas que já suspeitam de um quadro de Alzheimer, não servindo como método de triagem da doença.

No Brasil, o PrecivityAD2 custa R$ 3,6 mil e pode ser encontrado nos laboratórios do Grupo Fleury no Estado de São Paulo.

Fonte: Olhar Digital

Comentários