Nesta quarta-feira (20), a Amazon apresentou uma nova Alexa que será alimentada por um novo grande modelo de linguagem de IA (inteligência artificial). A assistente “turbinada” entenderá frases completas, vai interpretar contextos nas falas e poderá até continuar conversas sem usar novamente o comando de voz “Alexa”. Além disso, uma nova voz “menos robótica” também deve chegar em breve.

O que você precisa saber sobre a nova Alexa

alexa
Imagem: Panthere Noire / Shutterstock.com

Segundo o vice-presidente sênior de Alexa, Rohit Prasad, a nova Alexa oferecerá uma “experiência de conversação muito mais rica”, com nova voz “menos robótica” e mais expressiva, treinada em diferentes idiomas e sotaques.

Tudo isso será alimentado pelas tecnologias Large Text-to-Speech (LTTS) e Speech-to-Speech (S2S) da Amazon. A primeira permite que Alexa adapte sua resposta a um tópico que está sendo discutido, por exemplo, enquanto a última auxilia a assistente a entregar respostas com mais riqueza de informações, diz a empresa.

Lançamento da Alexa com IA

A nova Alexa não sairá lançada globalmente para todos. A Amazon vai liberar a assistente com IA generativa gradualmente por meio de um programa de teste que começa “nos próximos meses”. Apenas usuários dos EUA poderão testar a novidade em primeira mão.

Ainda não há notícias de expansão do programa para mais países. Para saber mais sobre as novidades da Alexa anunciadas esta semana, acesse a nossa reportagem completa.