Se você gosta de GTA deve saber sobre os vazamentos de mapas, armas, personagens e outras informações sobre o GTA VI, jogo que é esperado a mais de uma década. Não só ele, mas outros grandes games esperados pelo público como The Last of Us Part III, Cyberpunk 2077, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Street Fighter 6, e até Starfield tiveram algumas informações vazadas na internet.
Antigamente, nos primórdios da internet discada, só eram vazados informações de revistas com imagens de qualidade, no mínimo, questionáveis.
Hoje em dia, com o desenvolvimento da internet e seus recursos, é bem mais fácil conseguir informações com prints, vídeos, documentos, até códigos-fonte completos dos jogos ficam disponíveis no Twitter, YouTube ou algum outro fórum. Mas como que esses jogos vazam? Confira a explicação:
Como e por que jogos vazam antes da hora?
O desenvolvimento de um jogo é um processo que pode durar anos, e manter todo o trabalho secreto pode ser uma tarefa muito difícil. São muitas pessoas envolvidas no projeto, e eventualmente, informações acabam sendo vazadas na internet, tirando todo o controle que a distribuidora do jogo tinha sobre o lançamento.
Uma parte desses vazamentos são feitos de forma anônima, por um funcionário ou ex-funcionário insatisfeito. Existem também ocasiões em que a informação acaba sendo exposta por acidente por pessoas que estão envolvidas com o lançamento, e cometem o engano de compartilhar alguma informação sobre o projeto.
No entanto, a maior parte desses vazamentos são feitos por hackers, que possuem uma longa lista de jogos vazados ao longo dos anos, como The Last of Us II, em 2020, em que espalharam detalhes do jogo nas redes dois meses antes do lançamento. Vimos também que o Google Drive do desenvolvedor de The Witcher III – Wild Hunt foi hackeado. Ainda temos o famoso caso da Capcom que foi invadida através de um ransomware e teve informações vazadas de dados da empresa, dos funcionários, e de jogos como Resident Evil 4 Remake, Dragon’s Dogma 2 e Monster Hunter 6 para citar alguns.
Entretanto, o fato de ter as informações expostas na internet não é necessariamente ruim para as distribuidoras, já que causa mais burburinhos sobre o projeto, alcançando, muitas vezes, novos jogadores e aumentando as pré-vendas. Além disso, esses vazamentos podem dar uma boa noção do feedback do público diante do jogo, dando tempo aos desenvolvedores ajustarem uma ou outra falha que os gamers apontaram a partir das informações vazadas.
O que o futuro reserva para os jogos em relação a vazamentos?
Esperar que os vazamentos parem é inútil, visto que os maiores responsáveis sobre o vazamento estão sempre arranjando meios de hackearem os sistemas dos desenvolvedores e estão cada vez mais atualizados sobre o avanço das tecnologias.
Mas manter o sigilo enquanto estão em processo de desenvolvimento de um jogo é imprescindível, já que o vazamento pode afetar o sucesso do projeto. No entanto, impedir o vazamento de jogos antes da data de lançamento é uma tarefa que os desenvolvedores e produtoras vão ter que enfrentar.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários