Os fenômenos solares são uma parte intrigante e muitas vezes subestimada do nosso sistema solar. Enquanto observamos o Sol com fascinação, há eventos solares que têm o potencial de afetar significativamente a Terra. Um desses eventos são os jatos de plasma solar, que podem causar uma série de efeitos notáveis em nosso planeta.

O que são jatos de plasma solar?

Para entender os possíveis efeitos dos jatos de plasma solar na Terra, primeiro, precisamos compreender o que são esses fenômenos solares. Jatos de plasma solar, também conhecidos como ejeções de massa coronal (CMEs, na sigla em inglês), são erupções de material solar carregado que são lançadas na direção do espaço interplanetário a partir da atmosfera externa do Sol, conhecida como coroa solar.

Nós recebemos a Adriana Valio, professora pesquisadora do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica do Mackenzie. Ela nos explicou que riscos a atividade solar mais intensa pode trazer à Terra:

“Sim, são diferentes, todos eles estão associados a atividade do Sol. Uma coisa é o que acontece lá na atmosfera do Sol, que são as explosões ou erupções solares, e outra são essas ejeções de massa que de fato, você tem essa massa transportada aí pelo meio interplanetário.”

Adriana Valio

Acompanhe a entrevista completa!