Após uma longa missão de mais de sete anos de duração, a sonda OSIRIS-REx, da NASA, está voltando para a Terra com uma amostra do asteroide Bennu. E a espaçonave, cujo pouso é aguardado para domingo (24), por volta de 12h30 (pelo horário de Brasília), foi fotografada pela primeira vez a caminho de casa.
No último sábado (16), o Optical Ground Station (OGS), telescópioda Agência Espacial Europeia (ESA) baseado em Tenerife, na Espanha, registrou a OSIRIS-REx a 4,66 milhões de km da Terra.
A imagem é uma junção de 90 capturas individuais de 36 segundos de exposição cada. Elas foram combinadas de uma forma que leva em conta o movimento da espaçonave, que não está viajando em linha reta, o que fez com que as estrelas de fundo aparentemente esticadas se curvassem e se deformassem.
Segundo um comunicado da ESA, OGS foi originalmente construído para observar detritos espaciais em órbita e testar tecnologias de comunicação a laser, mas vem ampliando seus horizontes para também realizar pesquisas e verificações de acompanhamento de asteroides próximos à Terra e fazer observações astronômicas noturnas.
No caso desta imagem da nave OSIRIS-REx, o Centro de Coordenação de Objetos Próximos da Terra (NEOCC) da agência assumiu o controle, direcionando o telescópio para o explorador de asteroides.
Do nosso pequeno, mas poderoso telescópio de Segurança Espacial, dizemos ‘Olá, OSIRIS-REx, boa sorte NASA e bem-vindo em segurança à Terra, asteroide Bennu!’
Agência Espacial Europeia, em comunicado
Sonda OSIRIS-REx revolucionou a ciência sobre asteroides
OSIRIS-REx foi a terceira missão na história a coletar uma amostra de um asteroide. A sonda contou com o conjunto mais abrangente de instrumentos já voados em uma missão de pesquisa de rochas espaciais. Os dois anos de varredura da espaçonave na superfície de Bennu e seu breve pouso para coleta de material mostraram aos cientistas o quão pouco eles sabem sobre esses objetos.
A espaçonave que chega à Terra neste fim de semana trouxe informações revolucionárias – com muitas outras ainda por vir depois que as amostras forem desembrulhadas e analisadas. Confira neste link algumas das descobertas da missão.
Fonte: Olhar Digital
Comentários