O YouTube anunciou que terá mais conteúdos feitos por inteligência artificial (IA) na plataforma em seu evento anual Made on YouTube, nesta quinta-feira (21). Os recursos estarão disponíveis para os criadores de conteúdo da rede social e, entre eles, estão ferramentas de artes visuais, dublagem e sugestão de tendências.
IA no YouTube
Na linha de outras redes sociais, como TikTok e Instagram, o YouTube está há algum tempo focando esforços em melhorar a experiência dos criadores de conteúdo da plataforma.
Dessa vez, a empresa controlada pelo Google vai implementar IA em diferentes recursos voltados a esse público. Será possível gerar imagens ou dublagens automatizadas, além de identificar melhor o público, as tendências da plataforma e as músicas virais que podem alavancar um vídeo.

Novos recursos para criadores
Tendências em IA
As novidades de IA não vão só ajudar os criadores na hora da “criação” em si, mas também antes disso: um recurso do YouTube Studio vai identificar quais tópicos mais combinam com o público do influenciador e sugerir ideias de conteúdo que já são tendência. Isso será personalizado para cada usuário, de acordo com o que ele já costuma fazer e o que sua audiência mais consome.
Além disso, o criador também poderá usufruir de um sistema de recomendação de música baseado em IA, que vai pegar uma descrição do áudio do vídeo e sugerir uma canção ou áudio que combine.

Conteúdos com IA serão identificados?
O YouTube não deixou claro como vai rotular materiais feitos com IA.
Esta semana, o TikTok anunciou a implementação de rótulos para esse tipo de conteúdo. Por ora, cabem aos próprios criadores indicar a presença de elementos artificiais no vídeo, mas, futuramente, a empresa deve automatizar o processo. O Olhar Digital falou sobre isso aqui.
Fonte: Olhar Digital
Comentários