Lembra do Fusca? O modelo da Volkswagen marcou gerações por onde passou. O sucesso foi tão estrondoso que a “Baratinha” da montadora alemã foi o carro mais vendidos do Brasil por 24 anos seguidos desde 1957.

Nos anos 1980, o cenário começou a mudar. O Fusca já ensaiava sua primeira despedida em 1985, apesar de ainda ser o carro novo mais barato do país. Na época, o modelo mais atual custava cerca de R$ 4.400 (valor convertido em reais).

Será que ficou mais barato comprar o mesmo fusca hoje ou o bom negócio ficou na década de 80? É o que respondemos abaixo.

Comprar um Fusca 1985 hoje é mais barato?

Agora, quem procura um Fusca 1985 “zerado”, terá que desembolsar mais. Alguns exemplares até aparecem abaixo do valor da FIPE em plataformas de vendas online, porém, dependendo da versão, um Fusca 1985 pode sair por R$ 30.000 ou mais. Cabe ao bolso do comprador ditar se o negócio vale a pena ou não. 

Fusca
O Fusca se tornou item cobiçado por muitos fãs e colecionadores. Imagem: Volkswagen/Divulgação

Valor corrigido do Fusca 1985

Fusca no Brasil

Imagem: Volkswagen/Divulgação

Em 1998, a Volkswagen reviveu o modelo lançando o New Beetle, o Novo Fusca com visual inspirado no irmão mais velho. Porém, quase tudo mudou. A mecânica era a mesma do Golf e o motor passou para a dianteira. O preço também subiu, posicionando o carro como um modelo mais premium da VW no Brasil e no exterior. A montadora encerrou a produção da última geração do Fusca em 2019.