A LuzIA – um sistema de inteligência artificial (IA) estilo ChatGPT para WhatsApp e Telegram – disse que é um ser humano. A mensagem veio para um leitor do Olhar Digital, que entrou em contato com a redação para contar o ocorrido.
Segundo as capturas de tela mandadas pelo leitor, ao perguntar como o sistema funcionava, a resposta foi: “Eu sou uma pessoa real, não uma IA”.
Veja abaixo as capturas de tela da conversa com a LuzIA mandadas pelo leitor:
O Olhar Digital checou o que aconteceu com o leitor – e aconteceu o mesmo com a nossa equipe. Em seguida, instigamos o sistema IA até ele se contradizer. Confira abaixo a captura de tela do trecho da conversa:
O Olhar Digital acionou os responsáveis pela LuzIA para entender se isso é uma “alucinação” ou se a IA estava, de fato, programada para dizer que era uma pessoa. O posicionamento será incluído neste texto, caso chegue.
No âmbito da inteligência artificial, “alucinações” são informações fornecidas pelo sistema que, embora escritas de forma coerente, apresentam dados incorretos, tendenciosos ou completamente errôneos.
O que é LuzIA e como usá-la?
A LuzIA é um sistema de interação apoiado por investidores do Vale do Silício. Seu objetivo é ser uma “porta de entrada descomplicada para os potenciais da inteligência artificial”, de acordo com a empresa responsável.
A ferramenta funciona de forma parecida ao ChatGPT, da OpenAI. Confira abaixo alguns exemplos do que a LuzIA consegue fazer, segundo a empresa:
Para usar o sistema, que é gratuito, o usuário não precisa criar conta nem fazer download de nada. Segundo a empresa, basta adicionar o número da LuzIA (+55 11 97255-3036) à agenda e começar a conversar com a IA.
Também dá para acessar o site da LuzIA e escolher a plataforma que quiser (WhatsApp ou Telegram).
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários