Vai trocar de carro em 2023? Antes de fechar negócio, é uma boa ideia conferir se o modelo que está interessado pode sair de linha. Pensando nisso, separamos uma lista e mais informações sobre o tema. Saiba mais abaixo.

Carros que vão sair de linha em 2023

A lista atualizada de carros que se despedem esse ano inclui:

Chevrolet Cruze 

Hatch Cruze RS e sedan Cruze Midnight que estão estreando no Brasil
Hatch Cruze RS e sedan Cruze Midnight. Imagem: Divulgação/Chevrolet

Chevrolet Camaro

Imagem: Divulgação/Chevrolet

Apesar da queda nas vendas, o Camaro deixará de ser vendido não só no Brasil como também nos EUA. O esportivo será substituído por um modelo possivelmente elétrico.

Chevrolet Bolt e Bolt EUV

Chevrolet Bolt EUV. Imagem: Divulgação/Chevrolet

Vale destacar que os modelos terão produção encerrada até nos Estados Unidos, mas voltam em nova versão com a plataforma Ultium da GM, baterias de longo alcance e upgrades na “acessibilidade e tecnologia”.

Ford Mustang

Ford Mustang Black Shadow. Imagem: Divulgação/Ford

Kia Cerato

Nova versão do Kia Cerato continua viva no mercado asiático. Imagem: Divulgação/Kia

Renault Captur

Modelo também perdeu espaço e não aparece nem entre os 40 SUVs mais populares do país, com menos de 514 emplacamentos de janeiro a junho de 2023. Imagem: Divulgação/Renault

Renault Logan

Imagem: Divulgação/Renault

Jaguar F-Type

A configuração especial tem carroceria cabriolet e motor 2.0 turbo de 300 cv. Imagem: Divulgaçao/Jaguar
Por que os carros saem de linha?

Os carros podem sair de linha por diversos motivos. Os principais são: queda nas vendas e a chegada de uma nova versão mais moderna do mesmo veículo.

Quais carros saíram de linha recentemente?

Os anos de 2021 e 2022 também marcaram a despedida de diversos modelos. Só a Ford decretou o fim da linha para Ka, Ka Sedan e EcoSport. O Fox, da VW, também saiu de linha, bem como o Honda Fit e o icnônico Fiat Uno, que deu adeus após 40 anos de estrada.

Quanto tempo um carro fica no mercado?

A vida útil de um veículo é em média de 6 anos, segundo especialistas. Porém, isso não é um regra. No Brasil, alguns modelos duraram menos e outros muito mais. Um exemplo é o Fiat Uno Mille, que permaneceu por décadas no mercado nacional.