A Liga Nacional de Futebol dos EUA (NFL), assim como a maioria das indústrias esportivas profissionais, se rendeu (ainda mais) à inteligência artificial (IA). Segundo informações do Engadget, a liga e a Amazon Web Services (AWS) — com quem tem uma parceria — atualizaram suas ferramentas de alta tecnologia para extrair dados significativos de jogos e decifrar padrões específicos no desempenho dos jogadores.
O que você precisa saber:
Os transmissores de dados instalados tanto nos campos quanto nos jogadores coletam informações alimentadas por meio de um modelo gráfico de rede neural (GNN), que permite a retransmissão dos dados em tempo real. Confira abaixo o vídeo explicativo da ferramenta.
De acordo com a Amazon, o aprendizado de máquina do Next Gen Stats está se concentrando agora em três áreas de jogo: identificar bloqueadores e pass rushers em jogadas de passe; ensinar a ferramenta como quantificar a “pressão” em um jogo; e detectar confrontos individuais entre bloqueadores e rushers.
O rastreamento também fornecerá aos profissionais informações valiosas sobre estatísticas que podem ajudar olheiros ou treinadores a selecionar novos jogadores. Além disso, pode ajudar a determinar jogadores mais adequados para uma escalação ofensiva.
O projeto Next Gen Stats foi iniciado em 2017 e contém dados históricos disponíveis para cada jogada de passe desde 2018.
Vale lembrar que, bem antes, em 2015, a Major League Baseball (MLB) — a liga profissional de baseball dos EUA — também fechou uma parceria coma AWS para melhorar a análise de performance dos jogadores, não sendo essa uma iniciativa recente do serviço de computação em nuvem da Amazon.
Fonte: Olhar Digital
Comentários