Por Helbert Oliveira, diretor da divisão de Home Appliances da Samsung Brasil
Por muito tempo, as casas futuristas com assistentes eletrônicos e dispositivos automatizados ficaram reservadas aos filmes de ficção científica e à imaginação dos programadores, pois ainda não possuíam a tecnologia necessária para tornar a casa inteligente uma realidade.
Hoje, o mundo vive uma verdadeira revolução tecnológica nesse quesito, com produtos que vão desde a iluminação automatizada à geladeira que pode mandar mensagens para o seu smartphone caso a sua porta seja esquecida aberta. Os benefícios e a praticidade são inúmeros, mesmo que parte da população ainda desconheça todas as funcionalidades que um aparelho smart possui.
Como é o cenário no Brasil
Atualmente, o Brasil possui 80% dos lares com acesso à internet, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios de 2022. Sendo a maioria das residências usuárias de banda larga – cerca de 38 milhões –, temos um enorme potencial para ter cada vez mais casas inteligentes.
Em outro levantamento, a Future Business Insights revelou que, até 2026, a previsão de receita com a aquisição de produtos inteligentes, em nosso País, pode chegar a US$ 2,41 bilhões, o equivalente a 91,6% de taxa de crescimento em relação ao ano passado.
Economizar energia elétrica, por exemplo, é algo superimportante no dia a dia, não apenas financeiramente, mas pelo seu fundamento ambiental. Ainda há muitas dúvidas – e até mitos – de que alguns produtos consomem mais energia do que outros. Essas e outras questões podem ser resolvidas facilmente ao conectar dispositivos inteligentes.
Já existem soluções que mostram no próprio celular o desempenho energético de cada aparelho, permitindo que o usuário estabeleça metas de consumo e receba alertas caso os gastos estejam altos demais.
Outra vantagem excepcional dos devices inteligentes é a capacidade de desativar funções específicas, a fim de diminuir o consumo de determinado dispositivo. Além de receber notificações no próprio celular de possíveis taxas extras e valores das companhias energéticas da região. Dessa forma, é possível economizar de maneira muito mais eficaz, com uma visão detalhada e em tempo real de onde vem os maiores consumos.
Os aparelhos smart também são capazes de aprender com seus usuários, como é o caso de algumas máquinas de lavar. Elas identificam os costumes da pessoa, já recomendando os ciclos de lavagem favoritos – e não é apenas isso.
Estão disponíveis no mercado modelos que conseguem até identificar o nível de sujeira das roupas, utilizando a quantidade ideal de água para limpeza das peças. A manutenção é outro ponto simplesmente impressionante, pois o eletrodoméstico consegue mostrar quando a lavagem do tambor e troca de filtro precisam ser feitas e até fornecer dicas para conservá-los por mais tempo.
Com uma rotina cada vez mais corrida, cuidar do meio ambiente pode se tornar uma tarefa mais simples graças às soluções tecnológicas que as casas inteligentes disponibilizam.
Ainda que chegar em casa e já ter as roupas lavadas, temperatura ambiente ajustada e luzes que se apagam com um simples comando sejam o ápice de ter uma vida mais confortável, saber que tudo isso vêm acompanhado de uma preocupação ambiental detalhada deixa a vida muito mais significativa.
Fonte: Olhar Digital
Comentários