Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, assim como na semana passada, as escolhas foram feitas por estudantes do Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids. Confiram:
NGC 602 multiespectral
Marjore Portela Mourão Lopes, de 10 anos e aluna do 5° ano do Fundamental 1 no Centro Educacional Montessoriano Reino Infanti, escolheu essa fantástica composição de imagens dos telescópios espaciais Chandra, Hubble e Spitzer. A imagem revela o jovem aglomerado estelar NGC 602, nas proximidades da Pequena Nuvem de Magalhães. Distante 200 mil anos-luz da Terra, NGC 602 é formado por estrelas muito jovens, com uns 5 milhões de anos, e é cercado por enormes nuvens de gás e poeira que deram origem às estrelas, cujos ventos estelares estão agora moldando a nebulosa. Também podemos ver nessa imagem um fundo repleto de galáxias distantes. Algumas emitindo grande quantidade de Raios-X, que aparecem em tons de magenta. Nesta composição multiespectral, os Raios-X foram captados pelo Telescópio Espacial Chandra, o infravermelho pelo Spitzer e a luz visível pelo Hubble.
Original em:https://apod.nasa.gov/apod/image/1704/ngc602_ChandraHubbleSpitzer_3600.jpg
Nebulosa da Carina
Já Miguel Firmino Pereira Seixas, de 9 anos e aluno do 4º ano do GGE em João Pessoa, na Paraíba, escolheu esse belíssimo registro da região Norte da Nebulosa da Carina. A Grande Nebulosa da Carina é uma das mais belas e luminosas do nosso céu noturno. Localizado a 7.500 anos-luz de distância, na direção da Constelação da Carina, o complexo nebular abriga vários aglomerados estelares, nuvens de formatos intrincados e algumas estrelas bastante estranhas como a famosa Eta Carina. Na parte norte do complexo, mostrada nesta imagem, está a brilhante Nebulosa Gabriela Mistral, no canto inferior esquerdo, o aglomerado estelar NGC 3293, no centro e a nebulosa de emissão Loden 153, à direita.
Original em:https://apod.nasa.gov/apod/image/2305/CarNorth_Taylor_6179.jpg
Quem escolheu
Tanto a Marjore quanto o Miguel, são membros do Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids, que reúne meninos e meninas de todo o Brasil para aprender mais sobre astronomia e outras ciências. A iniciativa de criação do clube foi de Nicole Semião, a Nicolinha, considerada a mais jovem astrônoma do mundo e que recebeu o prêmio internacional de Criança Prodígio 2022 pelo Global Child Prodigy Awards. Atualmente, o Clube da Nicolinha conta com mais de 150 participantes de todo o Brasil e alguns brasileiros em outros países.
Fonte: Olhar Digital
Comentários