Já teve a sensação de que viu algo de canto de olho, mas, quando olhou novamente, na verdade era algo completamente diferente? Um hacker enganou a direção autônoma de veículos para fazer com que os sensores tenham essa mesma sensação. A intenção é mostrar como esses sistemas podem ser corrompidos e causar resultados desastrosos.
Como enganar direção autônoma
O que pode acontecer
Testando a descoberta, eles removeram objetos das vias ou mudaram o que o carro via. Assim, ele interpreta o ambiente de uma forma diferente e, consequentemente, toma decisões diferentes na hora da direção.
Como exemplo, Fu mostrou que é possível fazer com que um modelo com direção autônoma veja uma placa onde não há nenhuma sinalização, causando uma parada repentina. Ainda, o Poltergeist poderia excluir a imagem de uma pessoa onde há um pedestre, causando um atropelamento.
Objetivo da pesquisa em direção autônoma
Com a popularização dos modelos com direção autônoma, Fu acredita ser importante encontrar suas vulnerabilidades. Assim, é possível trabalhar nelas para evitar que um sistema seja hackeado e cause danos graves, como atropelamentos ou outros tipos de acidentes.
Fonte: Olhar Digital
Comentários