Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
spot_img
InícioESPORTESEnfim protagonista, Rafael iguala Zinho como maior vencedor do futebol nacional

Enfim protagonista, Rafael iguala Zinho como maior vencedor do futebol nacional

spot_img

“Para mim essa conquista vale a minha vida profissional”. A declaração é de Rafael, goleiro do São Paulo, e pode causar até certa estranheza em quem olha para a galeria de títulos do jogador. A Copa do Brasil de 2023 foi o oitavo troféu nacional conquistado por Rafael, que agora está igualado com o ex-meia Zinho como maior vencedor do futebol brasileiro.

As conquistas anteriores de Rafael, como bem lembrou o próprio goleiro, foram sem grande protagonismo. Cria do Cruzeiro, o goleiro passou 10 anos na reserva de Fábio, e com isso foi uma figura menos importante em várias dessas conquistas. Somente pela Raposa foram dois Campeonatos Brasileiros e duas Copas do Brasil.

Quando saiu do Cruzeiro, Rafael tomou uma decisão ousada na carreira e mudou-se diretamente para o maior rival. No Atlético Mineiro, começou como titular e não parecia que teria concorrência, mas Sampaoli pediu a contratação de Éverson, que acabou por tomar o posto. No Galo, em três anos, o goleiro conquistou um Brasileiro, uma Copa do Brasil e uma Supercopa.

“Eu venho trabalhando há 22 anos para conquistar um título jogando e fazendo todo o campeonato. Para mim essa conquista vale a minha vida profissional, o meu sonho. Eu trabalho desde os 12 anos. Quando saí de casa a minha intenção sempre foi essa, viver do futebol e viver momento como este, que estou vivendo hoje, nunca mais vou esquecer. Vou ter este dia de hoje como um dos melhores da minha vida”, disse Rafael, emocionado, em entrevista no campo de jogo após a conquista sobre o Flamengo.

Na Copa do Brasil de 2023, Rafael conquista um título sem asteriscos ou poréns. O goleiro, além da primorosa atuação na final, disputou todos os jogos da campanha e é o atleta com mais minutos em campo nesta edição: mais de 900.

Com 52 jogos em 2023, Rafael já tem mais jogos disputados neste ano do que nos últimos cinco de carreira. No ano em que mais havia atuado, 2017, iniciou a campanha do título de Copa do Brasil do Cruzeiro em 2017 como titular, mas terminou como reserva. Este título, pelo São Paulo, é o quarto de Copa do Brasil do goleiro, que agora é o maior vencedor do torneio ao lado do ex-lateral e hoje técnico Roger Machado, que também venceu quatro vezes.

Somados todos os títulos nacionais de Rafael, o goleiro tem oito conquistas. No futebol brasileiro, em títulos de primeiro nível, não há um vencedor maior. Zinho também tem oito, com cinco brasileiros e três copas. O ex-meia, porém, sempre foi titular e com protagonismo em suas conquistas, além de ter também uma Série B, que não entrou nas contas de conquistas de primeiro nível.

Confira a lista

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img