Famílias citam realização de sonho ao receberem cartão para construção da casa própria
Anuncie Aqui
Famílias citam realização de sonho ao receberem cartão para construção da casa própria
Na tarde desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Habitação (Agehab) inaugurou um programa de habitação social, possibilitando a realização do sonho da casa própria para 70 famílias que moram em áreas informais.
No ‘Jorjão’, o Executivo Municipal entregou um cartão com o valor de R$ 34 mil para moradores das comunidades Ouro Fino e Ibiza a fim de que construam os seus imóveis. Além disso, eles também ganharam o lote de 10×20 para as obras, no Bairro Bonanza.
“Demorou para gestacionar porque dependia de vários fatores, como, por exemplo, a parte legislativa, a gente reformulou para criar ferramentas para que pudessemos atender públicos variados dentro do nosso perfil, que vai de 0 a 5 salários mínimos”, explicou o diretor-presidente da Agehab, Diego Zanoni Fontes.
Todas as famílias beneficiárias do programa “Vida Nova” foram previamente cadastradas e contarão com a assessoria técnica de uma empresa de engenharia para construir as casas em até dois anos, conforme estabelecido em contrato.
Segundo Diego Zanoni, além do lote e o recurso financeiro, os moradores terão acesso a um projeto arquitetônico, elétrico, estrutural e hidro sanitário para construírem a casa em um padrão pré-estabelecido.
O valor entregue é para a construção de um imóvel de aproximadamente 44 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, porém, Zanoni cita que é um projeto pensado para uma possível ampliação futuramente.
Diego comenta que o projeto visa olhar as pessoas que vivem em áreas informais com humanidade, “a gente sabe que muitas vezes onde existe vulnerabilidade habitacional, coexistem outras dezenas de vulnerabilidades”.
“É com muito custo que eles acabam sobrevivendo nessas condições, e agora trazendo eles para formalidade, conseguindo dar esse passo que é ter a casa própria, a agente acha que é o primeiro passo para solução de várias outras vulnerabilidades que essas famílias enfrentam”, enfatizou.
Emocionado, o presidente da associação da Comunidade Ouro Fino, Eder da Cunha Silva, disse que eles vivem em uma área irregular e agora poderão ter uma casa própria. “Amanhã as famílias com certeza já vão estar indo atrás do seu sonho, que é construir a sua casa, porque hoje ninguém ali tem casa”, afirmou.
Cleide Fagundes, uma das beneficiadas pelo projeto, mora com o esposo e o sogro e diz aguardava a oportunidade há 6 anos.
“Sou casada há 36 anos e nunca tive um endereço fixo, então para mim é muito importante, é a realização de um sonho”, comentou.
Questionada sobre qual o primeiro passo que dará após pegar o cartão com o recurso para a construção do novo lar, ela relata que já pediu a ajuda dos irmãos para erguer o imóvel o mais breve possível.
Também moradora da comunidade Ouro Fino, Maria do Carmo dos Santos, diz que mora com a filha e o neto. Para ela, o projeto oportunizará dar uma moradia melhor para ambos e ter o orgulho de falar que tem uma casa própria.
Residente em Dourados há 30 anos, ela cita que “a gente mora em área de invasão e às vezes é muito sacrificante para a gente, temos que ter a casinha da gente, o lugarzinho da gente para poder ficar com a minha filha e criar o meu netinho”, afirmou.
Semana da habitação
Durante essa semana, a Agehab irá realizar diversas ações para promover a regularização fundiária e a oportunidade de moradia digna para as famílias de Dourados e distritos. As atividades iniciaram com as atividades do projeto Vida Nova nesta segunda-feira (25).
Na terça-feira (26), também no “Jorjão”, às 8h, o prefeito Alan Guedes, faz a entrega de mais de 80 escrituras para regularização de moradias de moradores de diversos bairros da cidade.
Já na quinta-feira (28), às 8h, será feita a Visita Técnica ao loteamento onde os beneficiários do projeto Vida Nova, vão construir suas casas, no bairro Bonanza.
Na sexta-feira (29), as ações acontecem no distrito de Indápolis, onde o prefeito despacha do gabinete itinerante, em preparação ao “Desenvolve Dourados em Ação”. Lá o Projeto Vida Nova contemplará 36 moradores dos distritos de Indápolis, Vila São Pedro, Vila Vargas, Vila Formosa e Guassu.
Foto interna I: Diretor-presidente da Agehab, Diego Zanoni Fontes
Foto interna II: Presidente da associação da Comunidade Ouro Fino, Eder da Cunha Silva
Fotos da galeria: Cleide Fagundes e Maria do Carmo
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários