O governo dos Estados Unidos confirmou que a Força Área do país recebeu nesta segunda-feira (25) a sua primeira aeronave elétrica. A tecnologia foi desenvolvida pela Joby Aviation, uma startup de táxi aéreo, e será testada como meio de transporte de pessoas e de cargas.

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Aeronave elétrica

Tecnologia será estudada pela Força Aérea e pela NASA

A entrega é a primeira prevista em um contrato avaliado em US$ 131 milhões, cerca de R$ 650 milhões, e que dá ao governo dos Estados Unidos a opção de receber até nove aeronaves. A Força Aérea será responsável por operar o veículo, mas a Joby Aviation receberá pagamentos fixos e variáveis por horas voadas.

Os militares norte-americanos assinaram contratos semelhantes com outras empresas de táxi aéreo. Eles fazem parte de um programa chamado Agility Prime que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de tecnologia do tipo, dando à Força Aérea uma vantagem inicial na exploração de como poderia usar essas aeronaves.

É incrivelmente valioso para nós estar conseguindo fazer as primeiras operações e construir o músculo operacional. A colaboração ajudará Joby de várias maneiras, incluindo no aprendizado da melhor forma de treinar pilotos e manter e carregar aeronaves em situações do mundo real.

JoeBen Bevirt, presidente-executivo da Joby Aviation

Aeronave elétrica passará por estudos da Força Aérea dos EUA e da NASA (Imagem: divulgação/Joby Aviation)

Na Base Aérea de Edwards, a aeronave será testada como meio de transporte de carga e pessoas. Além disso, os militares irão estudar como a tecnologia pode ser utilizada realizar evacuações médicas, por exemplo.

A NASA também vai estudar a aeronave com o objetivo de orientar o desenvolvimento do táxi aéreo. A agência espacial norte-americana quer saber como a tecnologia operaria em um ambiente típico da cidade, examinando os procedimentos de voo e como ela poderia interagir com o controle de tráfego aéreo e a infraestrutura local.

Futuro do táxi aéreo

A Joby e outras empresas de táxi aéreo, incluindo a Archer Aviation e a Beta Technologies, estão correndo separadamente para obter que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) certifique suas aeronaves para voos comerciais.

As três empresas esperam iniciar o serviço comercial já em 2025. A FAA disse que está se preparando para apoiar operações robustas de táxi aéreo até 2028.