Após uma maratona de negociações nos últimos cinco dias, o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America) e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) chegaram a um acordo provisório para encerrar uma greve que já paralisa Hollywood há 146 dias. Segundo informações da Variety, no entanto, o novo contrato ainda deve ser votado pelos membros, o que significa que a paralisação continua até ordem do WGA. 

O que você precisa saber: 

Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional — com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação.  

[apesar disso] Para ser claro, ninguém deve retornar ao trabalho até que seja especificamente autorizado pela Guilda. Ainda estamos em greve até então. 

WGA em um e-mail a seus membros. 

Em vigor desde maio, a greve dos roteiristas tem as seguintes exigências: salários mais altos com estúdios de streaming; contratação de mais roteiristas em séries por um período especificado; ressalvas ao uso de inteligência artificial (IA) generativa na produção de conteúdo, sendo esse último um dos pontos mais debatidos. 

Embora estejamos ansiosos para compartilhar com vocês os detalhes do que foi alcançado, não podemos fazer isso até que o último ‘i’ esteja pontilhado. 

WGA. 

Considerando a duração da greve e os elogios da liderança da WGA ao acordo, um voto positivo dos membros parece provável, terminando com a greve dos roteiristas. O conflito entre os atores (SAG) e os estúdios, contudo, ainda continua. A classe também debate o uso da IA em questões como direitos de imagem. 

A AMPTP ainda não se pronunciou sobre o acordo.