A produção industrial se mantém estável na maioria das empresas de Mato Grosso do Sul em agosto
Segundo a Sondagem Industrial do Radar Industrial Fiems, 61% das empresas de Mato Grosso do Sul mantiveram a produção industrial estável na passagem de julho para agosto. Em contrapartida, 18% registraram crescimento nesse período. Sobre a utilização da capacidade instalada, 69% dos empresários industriais indicaram que ela se manteve igual ou acima do usual para o mês.
A utilização média da capacidade total de produção atingiu 72% no final de agosto. Quanto ao índice de confiança, permanece em patamar positivo com 52,2 pontos, embora tenha havido uma queda de 3 pontos em relação ao mês anterior. Essa redução reflete, em grande parte, a percepção de piora nas atuais condições da economia brasileira, conforme explicou o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende.
O índice de intenção de investimento encerrou o mês em 56,7 pontos, indicando uma queda de 4,5 pontos em comparação com o último levantamento. Isso sugere uma redução na disposição dos empresários industriais em realizar investimentos nos próximos seis meses, como destacou Ezequiel Resende.
Para os próximos seis meses, 55% dos participantes acreditam que a demanda por seus produtos permanecerá estável, enquanto 30% preveem um aumento. Quanto à quantidade de funcionários, 76% dos respondentes acreditam que o quadro total de colaboradores se manterá o mesmo, enquanto 16% esperam um aumento no número de colaboradores nesse período.
No que diz respeito à compra de matérias-primas, 66% afirmaram que o volume deve permanecer o mesmo nos próximos seis meses, e 27% planejam aumentar as aquisições nesse período.
Fonte: Dourados News
Comentários