O YouTube está redobrando seus esforços no combate aos bloqueadores de anúncios, alertando os usuários de forma mais incisiva para permitirem a exibição de anúncios ou aderirem ao Premium, serviço de assinatura da plataforma.
Nos últimos dias, usuários que utilizam bloqueadores de anúncios têm relatado o recebimento de notificações mais agressivas, que os advertem a “Permitir anúncios do YouTube” ou a assinar o serviço YouTube Premium. Essas notificações surgem no lugar dos vídeos ou em formato de pop-up quando se assiste a vídeos em tela cheia.
A plataforma ameaça bloquear a reprodução de vídeos após três tentativas de não cumprimento da solicitação, segundo o Search Engine Land.
Essa medida promete beneficiar anunciantes ao ampliar o alcance de seus anúncios. No entanto, é importante considerar que impor anúncios a pessoas sem interesse pode não gerar resultados satisfatórios, já que esses usuários são menos propensos a se converterem em clientes.
As notificações apresentam as seguintes mensagens:
A plataforma alega que está tomando medidas mais rigorosas contra bloqueadores de anúncios para garantir que seus criadores de conteúdo sejam devidamente compensados por seu trabalho. Em comunicado, a empresa declarou: “O modelo com suporte de anúncios do YouTube sustenta um ecossistema diversificado de criadores e oferece acesso gratuito a conteúdo para bilhões de pessoas globalmente.”
No Brasil, o YouTube Premium tem alguns planos: o Família, para até cinco pessoas que moram na mesma casa, custando R$ 41,90/mês; o Estudante, com custo de R$ 13,90/mês para estudantes qualificados; e o Individual, que conta com uma assinatura mensal de R$ 24,90/mês e um plano anual de R$ 249,00 por 12 meses (15% de desconto).
Oluwa Falodun, porta-voz do Google, afirmou em um comunicado anterior ao The Verge:
Fonte: Olhar Digital
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