A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento injetável Wegovy para o tratamento de sobrepeso e obesidade em adolescentes com idade a partir de 12 anos. Essa é grande conquista para o combate à obesidade, já que a droga, composta por semaglutida, havia sido aprovada anteriormente somente para uso em adultos.
O Wegovy atua no aumento da sensação de saciedade e na redução do apetite. Em estudos realizados com jovens entre 12 e 18 anos, o medicamento conseguiu reduzir em até 16,1% o peso médio dos participantes após 68 semanas de tratamento.
Condições para uso do Wegovy em crianças e adolescentes
Obesidade no Brasil: caso grave
Atualmente, estima-se que uma em cada três crianças e adolescentes no Brasil viverá com obesidade até 2035. Esse é um problema grave, pois a obesidade é o principal fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como diabetes, doença renal e doenças cardiovasculares.
No Sistema Único de Saúde (SUS), não há nenhum tratamento indicado para obesidade nessa faixa etária. As recomendações do Ministério da Saúde incluem adotar alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente e oferecer apoio emocional para combater a obesidade.
Além disso, a cirurgia bariátrica é o único tratamento disponível para pessoas acima de 18 anos tanto na rede pública quanto privada.
Estudos envolvendo o Wegovy
Estudos realizados pela Novo Nordisk mostraram que a semaglutida, substância presente no Wegovy, reduziu em até 16,1% o Índice de Massa Corporal (IMC) comparado ao grupo que recebeu placebo.
Além de atuar na redução da taxa glicêmica, a semaglutida também proporciona a sensação de saciedade e afeta a área cerebral ligada ao prazer e desejo, reduzindo assim o apetite e aumentando o gasto energético.
Fonte: Olhar Digital
Comentários