Uma onda de calor recorde está afetando quase todas as regiões do Brasil desde a semana passada. Mas em São Paulo, a situação deve mudar a partir desta quarta-feira (27), quando uma frente fria deve atingir o estado vinda do Sul do país, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O que você precisa saber?
No Rio Grande do Sul, principal estado afetado pelo fenômeno, o dia mais crítico é justamente esta terça-feira (26). A previsão indica volumes em torno de 100 mm (mm), podendo superar este valor em parte do estado.
O ciclone vai se deslocar para alto mar na quarta-feira, organizando uma frente fria e provocando temporais entre Santa Catarina e São Paulo.
O estado de São Paulo vai sair de uma previsão máxima de 36°C nesta quarta para 20°C na quinta-feira e 15°C na sexta. Lembrando que no domingo (24) São Paulo bateu o recorde de temperatura máxima do ano, com 36,5°C.
Leia mais:
O que é um ciclone extratropical?
Segundo a MetSul, um ciclone extratropical é um fenômeno meteorológico caracterizado pela formação de tempestades e fortes rajadas de vento. São definidos como sistemas de baixa pressão atmosférica de escala sinótica que ocorrem nas regiões de latitudes médias.
Esse tipo de ciclone não costuma ser formado em regiões tropicais, por isso a nomenclatura. Segundo o site, “os sistemas extratropicais são normais no litoral da Argentina e na foz do Rio de Prata, algumas vezes se originando na costa do Rio Grande do Sul. Trata-se, assim, de uma posição mais ao Norte que o habitual”.
Fonte: Olhar Digital
Comentários