A Black Friday de 2023 está se aproximando, e a expectativa entre os brasileiros é alta. De acordo com uma pesquisa realizada pela Méliuz com mais de mil usuários de sua base, impressionantes 95,2% deles estão dispostos a aproveitar os descontos para realizar suas compras. E quando se trata de escolher onde gastar seu dinheiro, o comércio eletrônico continua sendo a preferência de compra para 98% dos entrevistados.

No entanto, em meio a esse cenário otimista, há um alerta importante: a segurança dos consumidores e dos e-commerces precisa ser reforçada, pois os números de tentativas de golpes estão em ascensão.

No primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou um alarmante total de dois milhões de tentativas de golpes, resultando em prejuízos estimados em cerca de R$ 2,5 bilhões, de acordo com a ClearSale, uma empresa especializada em soluções antifraude. Portanto, a necessidade de adotar medidas de proteção é crucial para evitar que tanto os consumidores quanto as lojas virtuais caiam nas garras de cibercriminosos.

Tecnologias de segurança contra golpes no e-commerce

Para Jonathan Arend, Principal Consultant de Cybersecurity da keggo, consultoria de tecnologia, a implementação de tecnologias de Segurança da Informação desempenha um papel fundamental na defesa proativa e reativa contra as ameaças que rondam os e-commerces durante a Black Friday. Confira algumas dicas do especialista em cibersegurança: