Na lista de redes sociais mais populares nos EUA, o Threads – aquela espécie de X (antigo Twitter) do Instagram – está acima apenas do Tumblr. É o que revelou a primeira análise da Insider Intelligence, publicada nesta terça-feira (26), que abarcou a nova rede social.

Para quem tem pressa:

Isso mostra que a rede social da Meta enfrenta dificuldades para atrair novos usuários, ao contrário do que aconteceu durante o seu lançamento, em julho. Segundo a CNBC, Insider estima que o Threads tenha 23,7 milhões de usuários nos Estados Unidos até o final de 2023.

Threads no ranking

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(Imagem: rafapress/Shutterstock)

Parece um número alto, mas é baixo em comparação às outras redes sociais que aparecem no ranking (algumas delas também da Meta, inclusive). Confira abaixo as estimativas:

Isso significa que o Threads deve ter menos da metade da base de usuários nos Estados Unidos do X. Além disso, a Insider Intelligence estimou que o Threads continuará a “ocupar o penúltimo lugar entre as redes sociais” até 2025 nos EUA.

O Threads recebeu um impulso inicial com os erros do Twitter, mas não pode depender dos desertores do X para continuar crescendo.

Jasmine Enberg, analista principal da Insider Intelligence, em comunicado

Enberg afirmou que o Threads precisa estabelecer uma identidade que seja “mais do que uma extensão do Instagram ou uma alternativa ao X” para se tornar um grande player no mercado de redes sociais.

Outras análises

Essa estimativa se junta a uma lista crescente de análises de terceiros – por exemplo: Sensor Tower e Similarweb – que documentaram recentemente a queda no uso do Threads.

Quando a rede social estreou, angariou milhões de usuários rapidamente, em parte devido ao seu processo de inscrição fácil para quem já tinha Instagram. O aplicativo também se beneficiou por ser uma alternativa mainstream ao X, que várias empresas de análise, incluindo a Insider Intelligence, disseram estar perdendo usuários devido a aquisição por Elon Musk, dono também da Tesla e SpaceX.

Se Musk decidir cobrar uma taxa de assinatura mensal de todos os usuários do X, como ele afirmou durante uma conversa recentemente transmitida ao vivo com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a Meta poderia ter um “caminho mais claro para monetizar o Threads”, disse Enberg.

No entanto, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, já disse que a empresa não tem planos de monetizar o Threads até que ele seja maior e mais estabelecido.