Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESLíder de direita na Espanha perde primeira votação para assumir o governo

Líder de direita na Espanha perde primeira votação para assumir o governo

spot_img

Alberto Núñez Feijóo, líder do conservador Partido Popular (PP), enfrenta desafio na votação para presidência do governo espanhol

Na primeira votação, realizada nesta quarta-feira, 27, Alberto Núñez Feijóo, líder do conservador Partido Popular (PP) da Espanha, não obteve os votos necessários para assumir a presidência do governo. Essa situação inicia uma contagem regressiva de dois meses para que outro candidato tente reunir apoio suficiente antes de possíveis novas eleições legislativas.

Feijóo recebeu 178 votos contrários e apenas 172 favoráveis, provenientes dos deputados de sua legenda, o Partido Popular (PP), do partido de extrema-direita Vox e de dois partidos pequenos. Para ser eleito na primeira votação, ele precisava do apoio da maioria absoluta do Congresso dos Deputados, ou seja, 176 votos de 350.

Uma nova votação está marcada para a próxima sexta-feira, 29, onde bastaria uma maioria simples, ou seja, mais votos a favor do que contra, para a posse. No entanto, é incerto se Feijóo terá os votos necessários.

Caso Feijóo também fracasse na segunda votação, há a possibilidade de o atual presidente em exercício do governo espanhol, Pedro Sánchez, do partido socialista PSOE, ser indicado para tentar a posse como o segundo mais votado nas eleições. Sánchez argumenta que consegue agregar mais apoios, incluindo os de formações de esquerda e grupos independentistas catalães e bascos, que apoiaram os socialistas anteriormente.

Se nenhum dos candidatos obtiver os votos necessários, a Espanha será forçada a realizar novas eleições no próximo mês de janeiro. Feijóo focou seu discurso como candidato à posse na possibilidade de uma anistia que Sánchez poderia acordar com os independentistas catalães para obter seu apoio, algo que ele rejeita caso assuma a presidência.

*Com informações das agências internacionais 

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img