O Newcastle sustentou o domínio do Manchester City no primeiro tempo e mostrou efetividade na etapa final para vencer por 1 a 0, no St. James Park. Com o brilho de Joelinton, autor da jogada do gol solitário, os Magpies eliminaram o time de Pep Guardiola e avançaram para as oitavas da Copa da Liga.
Atual vice-campeão da competição, o Newcastle se garantiu na quarta fase da Carabao Cup. O time de Eddin Howe aguarda sorteio nesta quarta-feira (27) para conhecer seu próximo adversário.
Newcastle e Manchester City travaram um grande duelo pela posse de bola e apostaram no estilo de jogo estudado durante os primeiros 45 minutos. Mesmo no St. James Park, o time de Pep Guardiola ficou pelo maior tempo no campo de ataque, mas criou poucas chances de inaugurar o placar.
Com seis finalizações contra apenas uma do time adversário, o City superou a marca dos 70% de posse bola ao longo do primeiro tempo. A primeira e mais perigosa chance nasceu em jogada individual do jovem Oscar Bobb, que carregou a bola até a frente da área e, no momento certo, serviu para Julián Álvarez bater cruzado e parar em Pope.
Os Citizens permaneceram povoando o campo ofensivo e buscando alternativas para encontrar brechas na defesa mandante. A movimentação do atacante argentino foi o grande trunfo para o Manchester se aproximar da meta. Aos 30, novamente Álvarez se posicionou bem e recebeu livre dentro da área, desta vez errando o alvo por pouco.
Perdendo o duelo pela posse de bola, os Magpies tiveram poucas alternativas para responder o domínio visitante. Somente perto dos acréscimos, o Newcastle ficou perto de inaugurar o placar. Em roubada de bola de Joelinton no meio-campo, Isak ligou o contragolpe e rolou para Murphy invadir a área e chutar em cima de Ortega, que impediu a vantagem parcial dos donos da casa.
O segundo tempo começou com posturas diferentes do dois times. O Newcastle embalou após a chance clara nos acréscimos da etapa inicial e retornou do intervalo, reivindicando a posse de bola. Com maior intensidade, os Magpies tiraram a bola do City e comandaram as primeiras ações.
A postura verticalizada do Newcastle protagonizou ações mais agressivas contra a defesa visitante. Novamente pelos pés de Joelinton, os donos da casa voltaram a criar uma grande chance e desta vez não desperdiçaram. Aos nove, o brasileiro entrou na área costurando a zaga do City e cruzou rasteiro para Alexander Isak completar no segundo poste.
Mesmo depois de inaugurar o placar, o Newcastle permaneceu ocupando ofensivo e não deixou o City dominar a partida. O time de Eddie Howe seguiu sendo perigoso e flertou com o segundo gol em jogada finalizada por Tonali.
Em busca do empate, Guardiola apostou nas entradas de Doku, Matheus Nunes e Phil Foden para dar fôlego novo ao ataque, assim mantendo Haaland no banco de reservas. O City aumentou o volume de jogo com a entrada do trio, mas seguiu com dificuldades na criação.
Sem um domínio expressivo do City, o Newcastle seguiu sendo mais perigoso a partir das jogadas de contragolpe. Na reta final, a partida se transformou em um verdadeiro “lá e cá” das duas equipes. Pelo time de Manchester, Matheus Nunes recebeu passe por cima, ajeitou o corpo na frente do goleiro e na hora de marcar sofreu o desarme de Livramento. Em seguida, Bobb também arriscou de fora da área e tirou tinta da trave de Pope.
A resposta do Newcastle veio nos acréscimos em tentativa de surpreender os visitantes. Aos 48, Almirón escapou pelo lado esquerdo, mas ficou sem ângulo e chutou para defesa segura de Ortega. Em um segundo tempo, movimentado o Newcastle segurou a vantagem e despachou o City.
Fonte: Ogol
Comentários