Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Pesquisadores desenvolvem material que “prende” coronavírus em máscaras

Pesquisadores desenvolvem material que “prende” coronavírus em máscaras

Pesquisadores da Universidade de Liverpool desenvolveram um novo material que captura partículas do coronavírus. O resultado tem o potencial de transformar a eficiência das máscaras faciais e outros equipamentos de filtragem para impedir a propagação da COVID-19 e outras doenças.

Para quem tem pressa:

Em um artigo publicado na revista Nature Communications, a equipe mostrou que o novo equipamento, quando usado em uma máscara facial convencional, foi aproximadamente 93% mais eficiente na captura de proteínas, incluindo proteínas de coronavírus.

Ajustando a superfície para capturar o vírus

A equipe de pesquisa, que inclui especialistas do Departamento de Química e Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade, trabalhou para “reajustar” a superfície da partícula esférica de sílica usada no material, tornando-a muito pegajosa para a proteína do vírus. Além disso, eles aumentaram a porosidade.

Imagem A: Sílica funcionalizada QA ligada ao substrato. Imagem B: partícula de sílica (x1300) com uma imagem ampliada mostrando poros visíveis na superfície (x30.000). Crédito: Universidade de Liverpool

Fase de prova de conceito

O novo material está em fase de prova de conceito e já foi demonstrado que funciona em máscaras faciais e filtros de ar como os usados em aviões, carros e sistemas de ar condicionado. A equipe também desenvolveu um método para fixar as partículas pegajosas na superfície de uma máscara facial convencional.

Esta pesquisa de prova de conceito apenas arranhou a superfície e, embora a COVID-19 não seja mais uma ameaça global à nossa saúde, este material tem o potencial de ser usado em uma ampla gama de aplicações.

Professor Peter Myers, líder de pesquisa em cromatografia da Universidade de Liverpool.

A equipe continua analisando o desenvolvimento de superfícies pegajosas mais avançadas para uma variedade de bioaerossóis, incluindo a nova variante do coronavírus BA.2.86, gripes e outros vírus mortais, como o Nipah.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Também estamos no WhatsApp e no Telegram, participe!

Fonte: Olhar Digital

Comentários