A Meta anunciou, nesta quarta-feira (27), o Quest 3, seu mais recente headset de realidade virtual. Entre as novidades, estão uma tela de alta resolução e um processador atualizado. Mas a Meta também integrou ao Quest 3 à incursão da empresa na “realidade mista” (MR): termo que, no momento, se refere a um feed de vídeo sobreposto com objetos digitais transmitidos para as telas do headset.
Para quem tem pressa:
Os recursos de MR não tornam o Quest 3 tão caro quanto o Quest Pro – que, mesmo após uma grande redução de preço, custa cerca do dobro do Quest 3. O modelo base do Quest 3 com 128GB custa US$ 200 (aproximadamente R$ 1.014) a mais do que o Quest 2, que é vendido por US$ 299 (R$ 1.516), e o modelo de 512GB do novo headset custará U$ 649 (R$ 3,3 mil). Os valores em Real são conversões diretas – isto é, não consideram os impostos cobrados no Brasil.
Meta Quest 3
O Quest 3 é uma iteração ligeiramente mais compacta do Quest 2 que promete uma melhoria na clareza da tela e jogos com gráficos mais complexos. Ele apresenta displays duplos de 2064 x 2208 pixels, em comparação com os 1832 x 1920 pixels por olho do Quest 2, e é o primeiro produto a ser lançado com o chipset Qualcomm Snapdragon XR2 de segunda geração, que a Meta diz ser capaz de oferecer desempenho gráfico duas vezes mais rápido do que o XR2 de primeira geração do Quest 2.
O Quest 3 também reduziu o tamanho dos controles, em comparação ao headset antecessor. Onde o Quest 2 coloca um grande anel de rastreamento de LED sobre os nós do usuário, o Quest 3 o remove e a Meta promete que compensa com algoritmos de rastreamento aprimorados.
Os controladores se parecem com os do Quest Pro, anunciado em 2022, mas sem as câmeras embutidas, o que reduz drasticamente o consumo de energia e pode eliminar o breve atraso de inicialização que as câmeras dos controladores Pro sofriam.
Os controladores do Quest 3 ainda usam pilhas descartáveis, mas estão sendo lançados com uma base de carregamento que inclui pilhas recarregáveis que você pode inserir neles em vez disso.
A bateria do headset em si deve durar entre duas e três horas, semelhante ao Quest 2 e melhor do que o Quest Pro. Embora a Qualcomm afirme que a GPU XR2 de segunda geração é 50% mais eficiente do que sua predecessora, a Meta optou pelo desempenho em vez de aumentar a vida útil da bateria.
A empresa também adicionou algumas pequenas características de ajuste de qualidade de vida. Agora há uma roda de foco para permitir que você ajuste a distância entre as lentes enquanto está usando o headset, em vez do ajuste manual do Quest 2. As lentes têm um perfil mais fino e um par de botões no interior permitirá que você altere a distância delas do seu rosto – útil para acomodar pessoas que usam óculos.
Realidade mista
A Meta também tem mais um recurso novo: a realidade mista. O Quest 3 apresenta duas câmeras coloridas semelhantes ao Quest Pro, oferecendo o tipo de transmissão pass-through que foi um dos principais atrativos para esse headset. A Meta está promovendo-o como o “primeiro headset mainstream construído para realidade mista”, trazendo o que antes era um recurso premium para a linha de headsets intermediários da empresa.
O Quest 3 também possui um sensor de profundidade que não estava presente no Quest 2 ou no Quest Pro, o que significa que ele deve ser capaz de escanear seu ambiente físico com mais precisão, detectando onde paredes e objetos estão localizados.
Ao contrário dos headsets anteriores da Meta, você não precisa usar seu controlador para delinear um limite para o modo de realidade virtual. Você pode deixar o headset sugerir um e modificá-lo manualmente conforme necessário, semelhante ao processo de configuração do PlayStation VR2.
É assim: tocar duas vezes na sua têmpora direita o trocará da realidade virtual para a realidade mista e vice-versa, facilitando a saída temporária de uma experiência de realidade virtual.
A Meta também promete que você poderá assistir a programas de TV em streaming em uma tela virtual e introduziu widgets de MR chamados “augments” que permitem que você coloque objetos virtuais persistentes ao redor do seu espaço de vida real.
Combine isso com os aplicativos de MR orientados para o trabalho já existentes do Quest Pro e a proposta global de MR da Meta parece semelhante à do Apple Vision Pro: uma tela virtual realmente grande que pode substituir sua TV e monitor.
Fonte: Olhar Digital
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