As canetas touch da Samsung, intituladas de S Pen, são acessórios indicados para escrever, desenhar e controlar as telas dos dispositivos da marca, como alguns modelos de smartphone e tablet. Há diferentes versões da caneta e cada uma atende a um requisito específico ou apresenta uma maior compatibilidade com dispositivos. A seguir, confira mais informações sobre quais são os modelos de S Pen e como funcionam.
O que é e como funciona a S Pen?
Após a popularização das telas sensíveis ao toque e do surgimento dos tablets, as empresas de tecnologia desenvolveram canetas especiais que deveriam auxiliar a experiência dos usuários. A gigante sul-coreana Samsung foi uma dessas e atualmente fornece diferentes modelos de canetas touch, úteis para escrever e até desenhar sobre a tela de celulares ou tablets.
De forma geral, há dois tipos de canetas: aquelas que precisam ser carregadas para disponibilizar a conectividade Bluetooth; e as que não requerem qualquer tipo de carga. O primeiro tipo utiliza a carga não apenas para se conectar aos aparelhos e aumentar a imersão de seu funcionamento, mas para oferecer outras funções, como atuar igual a um controle remoto ou servir como um obturador quando a câmera estiver ligada. O segundo modelo, que não requer qualquer tipo de carga, pode ser utilizada apenas para escrever ou desenhar, não atuando com funções extras.
Quais os modelos disponíveis e as indicações de uso?
- Galaxy Note 20 S Pen: disponibiliza conexão Bluetooth, é pequena e pode ser carregada ao ser inserida dentro do celular, serve como controle remoto e como um botão externo para acionar o obturador da câmera. Acompanha o celular Galaxy Note 20, apresenta cerca de 4 mil níveis de pressão e detém uma ponta de 0,7 mm. É mais indicada para a navegação diária no smartphone;
- Galaxy S21 Ultra S Pen: confeccionada em plástico fosco com duas laterais planas, é mais longa que o modelo anterior, pode ser utilizada em tablets e celulares, é altamente indicada para desenhar ou escrever e não precisa ser recarregada porque não oferece conexão Bluetooth;
- Galaxy Tab S Pen: foi desenvolvida especialmente para os tablets da linha Galaxy Tab. Este modelo oferta conectividade Bluetooth, então precisa ser recarregada, funciona como controle remoto e oferta a função de obturador para a câmera. Ainda, detém uma fixação magnética para ser acoplada ao tablet e recarregada;
- Galaxy S Pen Fold Edition: este modelo é menos pontiagudo e mais redondo que a caneta do Galaxy S21. Sua ponta oferta dimensões de 1,5 mm e foi desenvolvida especialmente para a tela dos modelos de celular Galaxy Fold, cuja superfície é muito frágil e não poderia tolerar outras canetas. Seu mecanismo de construção ainda tem um recurso que puxa a ponta da caneta para dentro quando o usuário utiliza muita força, algo essencial para evitar furos na tela do Galaxy Fold. Ela também não tem Bluetooth, logo não precisa ser recarregada;
- Galaxy S Pen Pro: é a mais moderna no momento e detêm funções multiuso. Isso porque além de utilizar a carga para fornecer a conexão Bluetooth, ela oferece um botão que muda a sua frequência de funcionamento para migrar de um tablet Samsung para o celular Galaxy Fold. Ela também permite que você copie um elemento de um dispositivo e o transfira para outro. O modelo é mais grosso e longo que os anteriores e deve ser recarregado separadamente.
É necessário realizar uma troca de caneta sempre que a ponta for desgastada. Esse dano acontece em virtude do atrito constante com a tela, então, quanto mais você utilizar a caneta, mais rápido precisará trocá-la. Além disso, como a loja oficial da Samsung não vende as pontas separadamente, você precisará adquirir uma nova caneta.
O preço varia de acordo com o modelo, visto que algumas canetas já acompanham os dispositivos Samsung. Mas, de forma geral, o preço varia entre R$ 300 a R$ 1 mil.
Fonte: Olhar Digital
Comentários