O número de transplantes de coração realizados no estado de São Paulo aumentou em 8% entre janeiro e agosto deste ano. O crescimento ocorre em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados ainda apontam para o aumento no número de doadores de órgãos.
Leia mais
Segundo a secretaria estadual da Saúde, foram realizados 97 procedimentos de transplantes de coração em 2023. No ano passado, havia sido contabilizadas 90 operações. Ainda de acordo com a pasta, o número de doadores cresceu e atingiu níveis equivalentes aos anos anteriores ao início da pandemia de Covid-19.
Tempo de espera por transplantes é variável
Apesar dessas boas notícias, as autoridades explicam que o tempo de espera por um transplante é variável e depende da disponibilidade do órgão que será transplantado. Em média, um coração fica disponível para potenciais pacientes do grupo sanguíneo B em um período que varia de 1 a 3 meses.
A distribuição dos órgãos dos doadores segue critérios técnicos definidos por lei, como tipagem sanguínea, compatibilidade de peso, altura e genética, assim como risco iminente de morte de quem espera pelo procedimento.
A pasta também informa que, nos oito primeiros meses de 2023, foram realizados 5.875 transplantes no estado de São Paulo, um crescimento de 9,5% em relação aos 5.360 realizados em 2022.
Importância de ser um doador de órgãos
Fonte: Olhar Digital
Comentários