Acadêmicas de Biomedicina da Unigran publicam artigo relevante sobre diabetes gestacional
No âmbito acadêmico, as estudantes Brenda Lee e Ana Larissa Paiva, do 8º semestre de Biomedicina na Unigran, alcançaram um marco significativo. Elas publicaram um artigo produzido durante as aulas nos anais do VIII Simpósio de Ensino em Saúde – Desafios da Contemporaneidade, do Ppges (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde) em parceria com o Cepes (Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação em Saúde) da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul). Embora o evento tenha ocorrido em outubro de 2022, a revista foi lançada no decorrer deste ano.
A inspiração para o artigo surgiu durante a disciplina de Bioquímica, ministrada pela professora doutora Ayd Mary Oshiro. O tema central foi a diabetes, focada na população gestante, intitulado ‘Diabetes Mellitus Gestacional: Importância do Diagnóstico Precoce’.
Brenda e Ana abordaram a diabetes gestacional, uma complicação que pode surgir durante a gravidez. Se não for diagnosticada precocemente e tratada adequadamente, pode resultar em síndromes e até afetar a saúde do bebê, levando ao nascimento com diabetes ou insuficiências. “Nosso foco foi dentro da diabetes gestacional, que é quando a mulher adquire durante a gravidez. É uma complicação e que, se não tratada e não identificada de forma precoce, pode causar algumas síndromes, o bebê pode nascer com diabetes, pode nascer com insciências, esse foi o nosso foco”, comentou Ana Larissa.
Além disso, as acadêmicas ressaltaram que, se não tratada, a diabetes gestacional pode evoluir para diabetes tipo 2. Portanto, o artigo realçou a importância de diagnosticar a condição precocemente, pois um diagnóstico precoce pode melhorar a qualidade de vida das mães durante a gravidez, prevenindo sequelas tanto para elas quanto para os bebês.
Esta foi a primeira vez que as acadêmicas tiveram a oportunidade de publicar um artigo, e foi uma experiência gratificante para ambas. “Eu apresentei, em 2022, um resumo aqui na Unigran, com este mesmo tema e, depois de completo, conseguimos publicar na Uems”, lembrou Brenda. “É gratificante! Nós estudamos 4 anos para buscar um conhecimento, para poder passar para os outros. É muito legal. Ficamos felizes”, complementou Ana.
Luis Fernando Benitez Macorini, coordenador do curso, parabenizou as acadêmicas e enfatizou a importância da Iniciação Científica durante a graduação. “A Iniciação Científica é fundamental para aqueles acadêmicos com perfil pesquisador e que queiram seguir uma carreira acadêmica ou absorver ainda mais conhecimento. Nosso curso também proporciona essa vivência para alunos que tenham esse perfil. Gostaria de parabenizar as acadêmicas e a orientadora pelo belíssimo trabalho”, finalizou.
Fonte: Dourados News
Comentários