Em um grande revés para o TikTok, o governo da Indonésia anunciou a proibição das transações de comércio eletrônico (e-commerce) na plataforma. Segundos as autoridades do país, a medida entra em vigor imediatamente e tem como objetivo proteger as pequenas e médias empresas indonésias.

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O ministro do Comércio da Indonésia, Zulkifli Hasan, afirmou que a proibição visa garantir uma concorrência justa. Além disso, vai garantir a proteção de dados dos usuários do TikTok.

A medida também exige que as plataformas de comércio eletrônico na Indonésia estabeleçam um preço mínimo de US$ 100, cerca de R$ 500, para certos itens que são comprados diretamente do exterior. E que todos os produtos oferecidos devem atender aos padrões locais.

Segundo o governo, a plataforma tem uma semana para se adequar. Em caso de descumprimento, as autoridades ameaçam banir a rede social do país.

TikTok estava apostando no aumento das vendas de e-commerce na Indonésia (Imagem: Ascannio / Shutterstock)

TikTok Shop e o mercado da Indonésia

O TikTok, de propriedade da chinesa ByteDance, tem 125 milhões de usuários ativos mensais em território indonésio, quase a totalidade dos usuários da rede social na Europa e e pouco atrás dos 150 milhões dos Estados Unidos. A empresa tem tentado aproveitar essa grande base para aumentar as receitas com o e-commerce.

A Indonésia é um dos poucos mercados onde a empresa lançou o TikTok Shop.

De acordo com a empresa de pesquisa BMI, apenas o TikTok será afetado pela proibição. O mercado de e-commerce da Indonésia é dominado por empresas como a GoTo’s, Tokopedia, do Mar, Shopee e Lazada, que faz parte da gigante chinesa Alibaba.

As transações de comércio eletrônico no país somaram quase US$ 52 bilhões, mais de R$ 260 bilhões, no ano passado. O TikTok responde por 5% desse montante.