São Paulo respira no ‘Brasileirão dos jejuns’; confira maiores sequências negativas

Sem a pressão pela conquista do título da Copa do Brasil, o São Paulo bateu o Coritiba e, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. O time do Morumbi levava dois meses sem saber o que era vitória na disputa nacional, mas a verdade é que o Brasileirão de 2023 já ficou marcado por grandes jejuns.

A equipe de Dorival Júnior não tinha qualquer triunfo há oito jogos. Antes do triunfo diante do Coxa, o último resultado positivo havia sido no dia 16 de julho, em clássico contra o Santos. Em uma maratona, com disputa simultânea também da Copa Sul-Americana, o Tricolor Paulista somou três pontos nesse período, com três empates e cinco derrotas.

Apesar da enorme sequência negativa, com desempenho até similar a de equipes que lutam contra o rebaixamento, o São Paulo não teve período tão turbulento a ponto de integrar o topo do ranking de jejuns sem vitórias no nacional.

O Coritiba é o líder dessa incômoda estatística, já que simplesmente abriu sua participação no certame em 2023 com 12 jogos sem vencer. A primeira vitória veio na rodada 13, quando a equipe esboçou uma reação com três vitórias e um empate. 

Agora, depois do revés para o São Paulo, os curitibanos chegaram a novo hiato sem resultados positivos. Já são oito derrotas consecutivas para o lanterna e virtual rebaixado no Brasileirão.

Depois do Coritiba, três equipes dividem a vice-liderança em jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. O 19º colocado América Mineiro, o Vasco e o Internacional somam uma dezena de duelos seguidos sem vitória na competição.

Enquanto o Coelho está cada vez mais ameaçado pelo rebaixamento, o Vasco vive plena recuperação e deixou a zona de degola com desempenho digno de uma equipe no G4. Já o Inter, totalmente focado na Copa Libertadores, ainda corre risco calculado de rebaixamento na competição nacional.

A lista de maiores jejuns na atual edição do Campeonato Brasileiro fica completa com outros integrantes de peso e que já levantaram troféus na competição. O Atlético Mineiro, o Cruzeiro e o Santos viveram ou vivem momentos instáveis em uma disputa que promete ser emocionante até o final. Seja para o bem, seja para o mal.

Coritiba – 12 jogos

América Mineiro – 10

Vasco – 10

Internacional – 10

São Paulo – 8

Atlético Mineiro – 8

Cruzeiro – 8

Santos – 7

Fonte: Ogol

Comentários