A Amazônia está enfrentando período de estiagem fora do comum, que tem castigado os moradores da região com as temperaturas elevadas – resultando na seca de rios e lagoas. Entre os principais causadores dessas ocorrências, estão o El Niño e a distribuição de calor do Oceano Atlântico Norte.
Segundo o g1, a previsão é de mais estiagem nos próximos meses, acarretando atraso do início da estação chuvosa na região – que deveria começar em outubro. Dos 62 municípios amazonenses, 38 estão em alerta e 17 em situação de emergência.
Leia mais:
“A seca está fora do normal e deve piorar nos próximos meses. O El Niño tem grande contribuição nisso, assim como a distribuição da temperatura das águas do Atlântico Tropical”, afirma Giovanni Dolif, meteorologista do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).
A seca fora do comum
“O evento do Atlântico Tropical Norte está se somando ao El Niño. Dois eventos ao mesmo tempo são preocupantes”, destaca Renato Senna, do Inpa. “Tivemos isso entre 2009 e 2010, que foi a maior seca registrada na bacia do rio Negro nos últimos 120 anos.”
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários