Um dos principais rankings universitários internacionais foi divulgado nesta quarta-feira (27) e coloca uma instituição brasileira com a melhor da América Latina. De acordo com o THE World University Rankings, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), a Universidade de São Paulo (USP) é a mais qualificada da região.
Leia mais
USP ficou entre as 100 melhores do mundo em duas categorias
EUA dominam a lista das melhores universidades do mundo
No topo da lista está a Universidade de Oxford, seguida pela Universidade Stanford, em segundo, e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na terceira colocação. Das dez primeiras posições, sete são de instituições norte-americanas.
Ao todo, o Brasil tem 67 instituições classificadas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a segunda brasileira mais bem posicionada, no grupo entre 351-400.
Em sua 20ª edição, o ranking avaliou cerca de 1.900 instituições de ensino superior de 108 países. A avaliação levou em conta 18 indicadores, agrupados em cinco categorias: Ensino, Ambiente de pesquisa, Qualidade da pesquisa, Indústria e Internacionalização.
Reconhecimento internacional
A USP também se destacou em outros rankings universitários internacionais divulgados neste ano. No QS World University, elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS), a USP foi classificada na 85ª posição. Foi a primeira vez que uma instituição brasileira entrou para a lista das 100 melhores.
No Academic Ranking of World Universities (ARWU), elaborado pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy, a USP foi classificada no grupo entre a 101ª e a 150ª posição, sendo a universidade ibero-americana mais bem colocada.
Em outro ranking da consultoria Times Higher Education, o THE University Impact, a USP ficou na 62ª posição, empatada com a University College Cork (Irlanda). O ranking avalia como as universidades do mundo todo estão contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em termos de pesquisa, divulgação e governança.
Fonte: Olhar Digital
Comentários