Boca Juniors enfrenta desafio com poucos gols em mata-mata da Libertadores
O Boca Juniors, segundo maior vencedor da história da Copa Libertadores da América, não conquista o troféu da competição desde 2007. Nos últimos quatro anos, marcar gols tem sido o grande desafio dos Xeneizes.
Nesta quinta-feira (28), no estádio de La Bombonera, diante do Palmeiras, o Boca ficou novamente sem marcar em uma partida de mata-mata da Libertadores. Em cinco confrontos eliminatórios na atual edição, o time argentino só marcou dois gols, ambos contra o Nacional, nas oitavas.
A classificação contra a equipe uruguaia veio apenas nas cobranças de pênaltis. Nas quartas de final, contra o Racing, o Boca saiu vitorioso depois de dois empates por 0 a 0.
Esse problema não é isolado e se repete na trajetória recente do Boca Juniors na Libertadores. No ano passado, a equipe foi eliminada pelo Corinthians nas oitavas, após empates. Em 2021, o Atlético Mineiro despachou os argentinos nas penalidades depois de 180 minutos sem gols.
Na última década, o Boca teve seu ano mais prolífico nas oitavas e quartas de final, marcando três gols. No entanto, nas semifinais, os argentinos foram superados pelo Santos com um placar agregado de 3 a 0.
Assim, o saldo do Boca Juniors nas últimas quatro disputas de mata-mata da Libertadores é de apenas cinco gols. O fator La Bombonera, que já foi crucial, não tem mais o mesmo impacto. São seis jogos sem vencer atuando em casa no mata-mata, a última vitória foi contra o Racing, em 2020.
Buscando o terceiro troféu de Copa Libertadores nos últimos quatro anos, o Palmeiras não tem tido a mesma eficácia no ataque. A edição de 2023 tem sido das mais econômicas na fase de mata-mata.
Exceto pela goleada por 4 a 0 contra o Deportivo Pereira, da Colômbia, nas quartas de final, o Verdão acumula três empates por 0 a 0 e apenas mais um gol, marcado contra o Atlético Mineiro, nas oitavas de final.
O atual momento do Palmeiras também levanta preocupações quanto à efetividade no ataque. Nos últimos cinco confrontos, entre Libertadores e Campeonato Brasileiro, o Verdão não marcou gols. A última vez que balançou as redes foi há mais de um mês, em 27 de agosto, contra o Vasco, vencendo por 1 a 0.
Fonte: Ogol
Comentários