A Volkswagen anunciou que o próximo hatchback totalmente elétrico Golf será montado em sua fábrica principal em Wolfsburg, Alemanha, no final desta década. Além do Golf, a fábrica abrigará outros modelos baseados na Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP).

Para quem tem pressa:

Adicionalmente, a partir de 2026, a unidade de Wolfsburg será responsável pela produção de um novo SUV elétrico do segmento A, voltado para ambientes urbanos. No entanto, o sedã conhecido como Projeto Trinity, originalmente destinado à mesma fábrica, foi realocado para a instalação de Zwickau, onde são montados o ID.3, ID.5 e Cupra Born para o mercado europeu.

Segundo o InsideEVs, essa decisão surgiu após uma reunião entre o Conselho de Administração do Grupo Volkswagen e o Conselho de Supervisão do grupo-mãe, resultando em um plano de alocação de veículos para a marca Volkswagen até 2028, focado nas fábricas alemãs.

A reorganização da montagem agrupará os modelos da VW com base em plataformas, visando reduzir a complexidade e os custos de produção.

Golf elétrico e outros lançamentos

Ilustração de conceito de interior de Golf elétrico
(Imagem: Divulgação/Volkswagen)

No que diz respeito ao Golf, sua próxima geração, prevista para 2028, será construída sobre a arquitetura SSP da Volkswagen.

Esta plataforma suporta uma arquitetura de 800 volts, permitindo carregamentos a velocidades superiores a 175 quilowatts. Além disso, a SSP foi projetada com sistemas avançados de assistência à condução de Nível 4 em mente.

Além disso, o Grupo Volkswagen planeja suspender a produção dos modelos Volkswagen ID.3 e Cupra Born nas fábricas de Zwickau e Dresden, na Alemanha, nas primeiras duas semanas de outubro, devido à demanda que não está alinhada com a oferta.

Embora detalhes específicos sobre o SUV do segmento A não tenham sido divulgados, é provável que seja uma versão do rumoroso ID.1.

A Volkswagen já indicou que a versão de produção do conceito ID.2all, provável sucessor elétrico do Polo do segmento B, terá um preço inicial abaixo de US$ 27 mil (aproximadamente R$ 136 mil em conversão direta, sem considerar impostos), sugerindo que o ID.1 poderá ser ainda mais acessível.

Como parte da reorganização da montagem, os modelos da VW serão agrupados com base em plataformas para cada fábrica, na esperança de que isso reduza a complexidade e os custos.