As big techs Apple e Google estão adotando medidas significativas para fortalecer e consolidar seus serviços de podcast. Recentemente, o Google anunciou que planeja encerrar o aplicativo Google Podcasts em 2024. A empresa pretende migrar os usuários para o YouTube Music, que já oferece suporte a podcasts.
A decisão foi tomada após a empresa observar que o YouTube é o serviço de podcast mais popular entre os internautas. Cerca de 23% dos usuários semanais de podcasts nos EUA afirmam que o YouTube é o serviço mais frequentemente utilizado, em comparação com apenas 4% do Google Podcasts.
Nova ferramenta de transição
Para facilitar a transição dos usuários, o Google oferecerá uma ferramenta de migração e a capacidade de adicionar feeds de podcasts à sua biblioteca do YouTube Music.
“Sabemos que essa transição levará tempo, mas esses esforços nos permitirão construir um produto incrível e um único destino que recompensa criadores e artistas e oferece aos fãs a melhor experiência de podcasts”, explicou um post no blog do YouTube.
Apple e assinatura de aplicativos terceiros
Enquanto isso, a Apple também está trabalhando para consolidar usuários com seu aplicativo de podcast. Com o lançamento do iOS 17, é possível vincular assinaturas de terceiros ao Apple Podcasts, incluindo aplicativos de notícias (como Bloomberg e The Washington Post(, aplicativos de estilo de vida (como Sleep Cycle) e muitos outros. Segundo informou o The Verge, a ideia é colocar todo o conteúdo de áudio em um só lugar.
“Com a capacidade de conectar assinaturas aos principais aplicativos, o Apple Podcasts se torna a melhor maneira para os ouvintes acessarem muitas formas de conteúdo de áudio premium, tudo em um só lugar”, escreveu a empresa.
Embora essas mudanças possam não causar uma revolução no setor, o objetivo de ambas as empresas é manter os consumidores envolvidos em seus aplicativos e, no caso da Apple, criar uma sinergia mais profunda entre seu hardware e software para ouvir podcasts.
Fonte: Olhar Digital
Comentários