Em 2020, executivos da Microsoft e da Apple se reuniram para discutir uma possível venda do Bing, conforme um novo relatório da Bloomberg. No entanto, as conversas não avançaram além da fase exploratória, indicando que os principais executivos da Apple, incluindo Eddy Cue, que esteve envolvido nas reuniões, nunca perseguiram seriamente a ideia.
O testemunho no atual processo antitruste da FTC contra o Google deixou claro que a Apple nunca deu muita atenção à ideia de substituir o principal motor de busca como padrão nos iPhones. Ao contrário, a Microsoft acredita que a Apple apenas levantou a possibilidade para extrair mais dinheiro do Google para manter sua posição. “Não é segredo que a Apple está ganhando mais dinheiro com a existência do Bing do que o próprio Bing”, disse Mikhail Parakhin, da Microsoft, na quarta-feira no Tribunal Distrital dos EUA.
Por que negociações entre Microsoft e Apple não avançaram?
O último relatório da Bloomberg confirma que o lucrativo acordo entre Apple e Google foi uma razão-chave para manter as coisas como estavam. Mas a Apple supostamente “tinha preocupações sobre a capacidade do Bing de competir com o Google em qualidade e capacidades”. Isso está em sintonia com o testemunho de Cue – ele disse que “não havia uma alternativa válida ao Google na época” da origem do acordo e que um igual ainda não surgiu nos muitos anos desde então.
Acredita-se que a Apple receba mais de 20 bilhões de dólares anualmente como parte do arranjo que garante a posição do Google como motor de busca padrão no iOS e iPadOS. Na semana passada, o CEO do DuckDuckGo, um produto de busca focado em privacidade, afirmou que “são necessários muitos passos” para mudar o padrão do iPhone. Na realidade, é bastante simples e requer apenas alguns toques no menu de configurações – mas isso mostra como a maioria dos consumidores raramente se desvia do padrão.
Vale notar que o Bing teve suas chances: como Mark Gurman, da Bloomberg, observa, o motor de busca da Microsoft foi o padrão para pesquisas Siri e Spotlight por vários anos, começando com o iOS 7. Alguns viram isso como um prelúdio para uma mudança maior, mas a Apple nunca foi até o fim: o Safari sempre manteve o status quo e os resultados de busca do Google que os clientes esperavam. Houve reuniões por volta de 2016 entre os CEOs Tim Cook e Satya Nadella sobre um possível novo acordo que teria levado a uma mudança monumental, mas isso nunca se concretizou.
Apple e Google estenderam seu acordo mais recentemente em 2021, então a proposta da Microsoft no ano anterior provavelmente foi uma tentativa de interferir nesses planos de renovação. Não deu certo.
Fonte: Olhar Digital
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