Um projeto inovador e ambicioso foi apresentado pela empresa Vincent Callebaut Architectures (VCA). Ela projetou um novo “eco distrito” na Suíça. A aposta é no design sustentável, incluindo uma quantidade notável de vegetação, além da adoção de tecnologias verdes. A proposta pode ser um marco na arquitetura mundial e fomentar novos projetos que beneficiem o planeta em meio a um cenário de combate às mudanças climáticas.
Leia mais
Eco distrito
Aposta em áreas verdes
O design geral apresenta os edifícios moldados por fachadas curvas e espaços de varanda generosos. O paisagismo seria extenso, tanto no solo quanto nos próprios edifícios, incluindo árvores frutíferas, telhados verdes, recursos hídricos e varandas repletas de plantas.
Haveria também várias estufas instaladas nos telhados de alguns dos edifícios. Segundo a VCA, tudo isso permitiria o cultivo de grandes quantidades de frutas e hortaliças, oferecendo uma fonte local de alimento.
O objetivo é construir um lugar agradável para se viver.
A ambição é criar um eco distrito pacífico – sem carros na superfície – criando um grande parque urbano em terreno aberto dedicado exclusivamente a pedestres e ciclistas, onde é bom viver e se divertir no coração da natureza exuberante.
Vincent Callebaut Architectures
As estufas contariam com sistemas de coleta de água da chuva e também filtrariam a água cinza das cozinhas e banheiros das casas para uso em vasos sanitários e irrigação.
Os apartamentos seriam naturalmente ventilados com chaminés usando sistemas tecnológicos para ajudar a resfriar os espaços. Além disso, painéis solares seriam utilizados para produção de energia e um sistema geotérmico forneceria água quente para os moradores.
Apesar da apresentação oficial do projeto, não há detalhes sobre quando o eco distrito será inaugurado e nem mesmo quando as construções serão iniciadas.
Fonte: Olhar Digital
Comentários