Na constante busca por aprimorar a experiência dos jogadores, a indústria de tecnologia investe incessantemente em inovações que transcendem as barreiras do comum. Um desses avanços notáveis é o AMD FidelityFX Super Resolution 3.0 (FSR 3.0).
Desenvolvido pela renomada fabricante de processadores e placas de vídeo, a AMD, essa tecnologia promete elevar taxa de quadros por segundo dos jogos a níveis impressionantes, proporcionando uma experiência visual mais imersiva. Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é o AMD FSR 3.0 e como essa tecnologia revolucionária funciona.
O que é o FSR 3.0 da AMD?
A AMD FSR 3.0 surge como uma resposta ao DLSS 3.0 da concorrente NVIDIA. A ideia básica por trás dessas tecnologias é utilizar algoritmos avançados para melhorar a qualidade dos jogos, podendo até triplicar a taxa de quadros por segundo dos jogos.
O AMD FSR 3.0 preserva as características fundamentais das versões anteriores 1.0 e 2.0, ao mesmo tempo, em que introduz uma inovação notável: a tecnologia de interpolação de quadros. A interpolação, um conceito matemático, refere-se a um método de gerar novos dados a partir de dados previamente conhecidos.
Neste contexto, a AMD busca realizar exatamente isso: criar novos quadros intermediários com base nos quadros já existentes. Essa capacidade é viabilizada pela combinação de dados temporais dos jogos e informações coletadas pelos Fluid Motion Frames, também chamados de FMF.
O FMF retém dados de objetos para gerar um novo quadro. Em outras palavras, a ferramenta analisa um quadro e, com o auxílio de vetores de movimento, compreende a posição das partículas que constituem esse quadro e a direção para a qual estão se movendo. Posteriormente, o recurso gera um quadro intermediário.
Quando o FSR 3.0 é ativado, a placa de vídeo processa todas as informações em uma resolução inferior e, em seguida, realiza o upscaling da imagem. Após o aumento da imagem, a ferramenta aplica vários filtros de pós-processamento, e a interface encaminha a imagem completa para ser exibida no monitor.
No entanto, antes de essa imagem ser apresentada no monitor, entra em cena o processo de interpolação e dos Fluid Motion Frames. Essa tecnologia é responsável por criar o quadro intermediário entre o quadro anterior e o quadro que estava sendo originalmente gerado, ampliando ainda mais a capacidade do FSR 3.0 de melhorar a qualidade visual dos jogos.
Quais placas de vídeo têm FSR 3.0?
O FSR 3.0 será uma tecnologia de código aberto, logo, poderá estar disponíel não somente em placas de vídeo da AMD, mas também da concorrente NVIDIA. As placas de vídeo Radeon RX 7000, RX 6000 e RX 5000 da AMD terão acesso a essa tecnologia, bem como placas da série RTX 20 para cima da NVIDIA.
É válido dizer que placas da série RTX 20 para baixo, e também da série RX 590 para baixo terão acesso a FSR 3.0, porém, sem a função de gerador de quadro por segundos, mantendo apenas acesso a outras opções da tecnologia.
Benefícios do AMD FSR 3.0 para os jogadores
A implementação do AMD FSR 3.0 traz consigo uma série de benefícios tangíveis para os jogadores de todas as categorias. Aqui estão alguns dos aspectos mais destacados:
Quais jogos aceitam FSR 3.0?
Até o momento, alguns jogos receberam confirmação de que poderão aceitar o FidelityFX Super Resolution 3.0 da AMD. Confira:
Além disso, é esperado que todos os jogos que rodam nas APIs DirectX 11 e 12 em algum momento também aceitem a tecnologia, pelo menos é o que pretende a AMD.
O AMD FidelityFX Super Resolution 3.0 emerge como uma peça fundamental no quebra-cabeça em constante evolução da experiência de jogo. Ao combinar inovações em aprendizado de máquina com uma abordagem adaptável e compatibilidade ampla, a AMD demonstra seu compromisso contínuo em fornecer tecnologias acessíveis e eficazes para jogadores de todos os níveis. À medida que o FSR 3.0 se torna uma parte integrante do ecossistema de jogos, podemos antecipar uma era emocionante de experiências visuais aprimoradas, independentemente do hardware utilizado.
Fonte: Olhar Digital
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