Está afim de dar uma caminhada? O Google Maps é uma mão na roda para quem quer descobrir rotas e saber como chegar em algum local. Além de indicar o caminho, o mapa também permite escolher o meio de locomoção e, mesmo que a distância seja longa, é possível selecionar para percorrer qualquer trajeto terrestre a pé (desde que exista um caminho para isso). Mas qual a maior caminhada possível pelo maps?

Se quiser começar é bom se alongar bem pois a viagem começa na África do Sul e termina apenas na Rússia, passando por dezenas de países e três continentes. Mais especificamente você deve sair de L L’Agulhas, uma localidade perto da Cidade do Cabo, e ir até a cidade russa de Magadan.

Sobre o caminho:

Caminhada mais longa no Google Maps

A descoberta viralizou em 2021 após um usuário postar no Reddit. “21.212 km da Cidade do Cabo, na África do Sul a Vladivostok, na Rússia, é a maior distância que encontrei no Google Maps. Mais de 14 meses a caminhar 10 horas por dia por alguns dos lugares mais perigosos do mundo. Quem está pronto para uma caminhada?”.

Maior caminhada do Google Maps (Imagem: Reddit)

Alguns dias depois o mesmo usuário ainda completou. “Atualização: Cidade do Cabo para Magadan, Rússia é mais longa, marcando 22.077 km e 4.365 horas”. Ou seja, apesar do trajeto estar disponível, isso não significa que seja fácil completar ele. 

A vantagem é que todo o caminho é feito por estrada e pontes, sem a necessidade do uso de qualquer barco, respeitando assim a “caminhada”. Quem quiser se arriscar vai passar pela África, atravessar o famoso Canal do Suez, depois subir pela Turquia, passar por países da Ásia e depois de muito tempo alcançar o frio da Sibéria. 

Essa façanha passa por 17 países e seis fusos horários diferentes. Para fazer teoricamente levariam  187 dias ou 4 492 horas, mas isso considerando que a pessoa andaria oito horas por dia. Segundo o  Popular Mechanics, considerando uma caminhada de cerca de oito horas diárias, seriam necessários pouco mais de três anos.

Isso tendo que levar roupas para o frio russo, o calor desértico de partes da áfrica, além de comida, água e outros recursos. O caminho ainda tem outras surpresas, como países que enfrentam guerras e fronteiras hostis.