Para sair hoje da ilha alemã de Fehman até a ilha dinamarquesa Lolland, é preciso pegar uma balsa que atravessa o Mar Báltico. A viagem, apesar de normalmente tranquila, tem suas limitações. A principal é a demora.

Para contornar o problema, foi projetado um novo ponto de ligação direta entre os países: o Fehmarnbelt Fixed Link (ou Ligação fixa do Cinturão de Fehmarn em português), o maior túnel submerso do mundo feito sem máquinas de perfuração.

Como é o projeto do túnel submerso

Saiba mais sobre a construção no vídeo abaixo:

Maior túnel feito sem máquinas de perfuração

Mais detalhes sobre o projeto:

Após uma década de planejamento, um porto temporário foi instalado na ponta dinamarquesa do túnel para construir 89 estruturas gigantes que, quando unidas, formarão o maior túnel submerso. 

Cada um dos 89 “pedaços” do túnel possui 217 metros de comprimento e pesa 73.500 toneladas. Quanto todos estiverem prontos, serão afundados com enormes anteparas impermeáveis ​​nas extremidades para impedir a entrada de água.

Essa abordagem permitirá que as peças sejam “lançadas”, submersas e cuidadosamente encaixadas abaixo das águas do Mar Báltico. 

Quando o túnel submerso ficará pronto?

A inauguração está marcada apenas para 2029. A Femern A/S, a empresa dinamarquesa responsável pelo projeto, estima que a primeira seção do túnel estará pronta para submergir no início de 2024.