Para sair hoje da ilha alemã de Fehman até a ilha dinamarquesa Lolland, é preciso pegar uma balsa que atravessa o Mar Báltico. A viagem, apesar de normalmente tranquila, tem suas limitações. A principal é a demora.
Para contornar o problema, foi projetado um novo ponto de ligação direta entre os países: o Fehmarnbelt Fixed Link (ou Ligação fixa do Cinturão de Fehmarn em português), o maior túnel submerso do mundo feito sem máquinas de perfuração.
Como é o projeto do túnel submerso
Saiba mais sobre a construção no vídeo abaixo:
Maior túnel feito sem máquinas de perfuração
Mais detalhes sobre o projeto:
Após uma década de planejamento, um porto temporário foi instalado na ponta dinamarquesa do túnel para construir 89 estruturas gigantes que, quando unidas, formarão o maior túnel submerso.
Cada um dos 89 “pedaços” do túnel possui 217 metros de comprimento e pesa 73.500 toneladas. Quanto todos estiverem prontos, serão afundados com enormes anteparas impermeáveis nas extremidades para impedir a entrada de água.
Essa abordagem permitirá que as peças sejam “lançadas”, submersas e cuidadosamente encaixadas abaixo das águas do Mar Báltico.
Quando o túnel submerso ficará pronto?
A inauguração está marcada apenas para 2029. A Femern A/S, a empresa dinamarquesa responsável pelo projeto, estima que a primeira seção do túnel estará pronta para submergir no início de 2024.
Fonte: Olhar Digital
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