Você se lembra dos orelhões? Sim, aqueles telefones fixos de uso público que ficavam em diversos pontos da cidade. Pois eles estão voltando. Ou melhor, uma versão moderna deles. A tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo TIM, controlador da TIM Brasil, e apresentada na Itália.

Leia mais

Novos orelhões contarão com vários recursos novos

(Imagem: Alf Ribeiro/Shutterstock)

IA, 5G e internet das coisas

O projeto começará a ser implantado em Milão, no norte da Itália. O objetivo desse programa é tornar as ruas e as praças da cidade mais inteligentes e sustentáveis.

Segundo a TIM, cerca de 450 estações serão instaladas gradativamente na cidade. Ao todo, a operadora prevê implantar 2.500 cabines digitais espalhadas por 13 cidades italianas.

As estações inteligentes também contarão com uma espécie de botão do pânico para as mulheres pedirem socorro quando se sentirem em uma situação de risco. A função, denominada “Mulheres+”, permite que um serviço de proteção seja acionado em tempo real. A expectativa é de que o recurso ajude a reduzir a violência e os pequenos crimes cometidos contra mulheres nas ruas italianas.

Além disso, as cabines foram projetadas para serem acessíveis para pessoas com deficiência. O mobiliário urbano é equipado com aplicações ativadas por sensores, de modo que limitações motoras, linguísticas ou visuais não impeçam o uso das funcionalidades.

Com este projeto, transformamos a tradicional cabine telefônica criada na década de 1950 numa instalação multisserviços de nova geração que ajudará a tornar as nossas cidades mais sustentáveis. Aproveitamos, assim, a oportunidade para dar parte do nosso patrimônio, obsoleto pelos nossos novos hábitos, um novo sopro de vida, fazendo-o evoluir e se tornar um importante dispositivo de segurança para mulheres em situações de perigo.

Pietro Labriola, CEO do Grupo TIM

De acordo com a operadora, as novas cabines têm como base de funcionamento as tecnologias 5G, Internet das Coisas e inteligência artificial (IA).