Se há uma série que conquistou corações e mentes ao longo dos anos, essa é Grey’s Anatomy. Desde sua estreia em 2005, essa obra-prima da televisão tem mantido os telespectadores envolvidos com suas histórias cativantes, personagens complexos e reviravoltas emocionantes. Neste resumo, vamos revisitar cada temporada dessa saga médica e emocional, destacando os momentos mais marcantes, os desenvolvimentos dos personagens e as reviravoltas que fizeram de Grey’s Anatomy um fenômeno duradouro.

1° Temporada – O início de Grey’s Anatomy

A primeira temporada apresenta o mundo agitado do Seattle Grace Hospital, com foco em cinco estagiários: Meredith Grey, Cristina Yang, Izzie Stevens, Alex Karev e George O’Malley. Sob a liderança da Dra. Miranda Bailey e dos cirurgiões-chefes, Dr. Richard Webber e Dr. Preston Burke, eles enfrentam desafios intensos e aprendem as complexidades da medicina. O relacionamento tenso entre Meredith e o neurocirurgião Dr. Derek Shepherd, se desenvolve, adicionando uma camada de drama à narrativa e tudo se abala com a chegada de Addison Montgomery, a ex-esposa de Derek.

Grey’s Anatomy
Imagem promocional da 1ª temporada de “Grey’s Anatomy”. Imagem: ABC

2° Temporada – Traições e consequências

A segunda temporada de Grey’s Anatomy mergulha ainda mais nas vidas pessoais dos 5 residentes do Seattle Grace Hospital. Meredith finalmente descobre que Derek é casado, adicionando uma complicação emocional ao seu relacionamento. Enquanto isso, a relação entre Cristina e Burke se intensifica, enquanto Izzie enfrenta uma difícil decisão médica após se apaixonar por um paciente que vêm a falecer. A temporada culmina em um importante evento que deixa cicatrizes emocionais duradouras nos personagens.

3° Temporada – Perdas e recomeços

A terceira temporada é marcada por uma série de eventos chocantes, como o quase afogamento de Meredith e o casamento de Callie e George, ao mesmo tempo que George se envolve num relacionamento íntimo com Izzie. Como se tudo isso não fosse suficiente o relacionamento entre Burke e Cristina chega a um ponto dramático, com Burke abandonada Yang no altar e a trágica morte de Denny Duquette, abalando todos os personagens da obra.

4° Temporada – Mudanças e despedidas

A quarta temporada testemunha mudanças significativas na dinâmica da equipe em Grey’s Anatomy. A chegada de novos internos traz frescor à série, mas também gera conflitos. Meredith lida com as consequências do acidente de barco, enquanto sua irmã, Lexie, se junta à nova equipe de estagiários e Callie descobre que é bissexual. George é reprovado em seu teste para virar residente e passa a ter a própria doutora Grey como sua responsável.

5° Temporada –

Na quinta temporada de Grey’s Anatomy, logo no primeiro episódio temos uma briga entre Cristina e Meredith, que acaba culminando num grave ferimento da Dra, Yang após esta escorregar. Por outro lado, mais tarde na temporada ela também encontra um novo namorado militar chamado Owen. Mark e Lexie começam a se envolver romanticamente enquanto Izzie infelizmente descobre que tem um tumor cerebral e graças a isso não demora muito para que Alex e Izzie tenham um casamento realizado. George acaba sofrendo um grave acidente de ônibus e é levado completamente deformado para o Seattle Grace Hospital, onde acaba sendo identificado pelo grupo, deixando todos chocados.

6° Temporada

Izzie sobrevive ao câncer após sua cirurgia, mas após matar um paciente é inevitavelmente demitida, enquanto O’Malley tem sua morte confirmada após ser arrastado por um ônibus. O Seattle Grace Hospital se funde com a Mercy West, o que acaba introduzindo uma série de novos personagens, como Jackson, April, Charles e Reed. Agora Cristina finalmente encontra um novo mentor em Teddy Altman, enquanto Richard é demitido por trabalhar embriagado, ao passo que Derek se torna chefe, mas um momento de choque acontece na temporada quando um marido em luto invade e atira no hospital, matando dois residentes e acertando Derek e Alex.

Foto do elenco de Grey’s Anatomy
(Imagem: ABC/Divulgação)

7° Temporada – Recomeços

Na sequência do tiroteio, Cristina e Owen se casam, enquanto Teddy se apaixona por seu paciente e Arizona deixa Callie para ir para a África. Mas o inesperado acontece quando Callie engravida de Mark e subitamente Arizona volta e propõe que os dois se casem. Grey e Derek realizam um exame de Alzheimer em Adele, suspeitando que ela possa ter a doença.

8° Temporada – Mudanças institucionais e pessoais

A oitava temporada testemunha mudanças significativas na administração do hospital. A fusão com o Hospital Mercy West leva a conflitos e rivalidades, enquanto personagens como April Kepner enfrentam desafios em suas posições. Cristina e Owen terminam depois que ela interrompe a gravidez, e metade dos médicos sofre um acidente de avião que mata Lexie e fere gravemente Arizona, Derek e Mark, sendo um ponto extremamente chocante na série,

9° Temporada – Reconstrução

Após o acidente de avião, Mark “McSteamy” também acaba morrendo devido aos ferimentos e o restante dos sobreviventes do acidente de avião recebe uma grande indenização que lhes permite comprar o hospital; enquanto isso, Alex conhece uma interna chamada Jo. O hospital passa a se chamar Grey Sloan Memorial Hospital em homenagem aos falecidos.

10° Temporada – Desafios continuam

Enquanto Meredith lida com a morte de sua irmã, o renomado cirurgião Preston Burke, que havia largado Cristina no altar por uma vaga de trabalho, oferece seu emprego como chefe de um hospital na Suíça para Cristina, para que ele possa passar mais tempo com sua esposa e filhos. Inevitavelmente Cristina aceita a oferta e transfere suas ações do hospital para Karev. Essa não foi uma morte nessa temporada, mas muitos fãs encararam essa despedida de forma dolorosa.

11° Temporada – A mais triste de Grey’s Anatomy

Essa é para muitos uma das temporadas mais tristes da série graças a um momento em especial. Uma das mortes mais tristes é a do bebê de April e Jackson, mas além disso temos o trágico acidente do Dr. Derek Sheperd. Após um caminhão bater na lateral de seu carro na estrada, Derek é levado ao hospital mais próximo, onde a equipe responsável não realiza os exames necessários e o Dr. acaba tendo morte cerebral e Meredith Grey fica desolada com o que aconteceu.

Derek de Grey’s Anatomy
(Imagem: ABC/Reprodução)

12° Temporada – Mudanças e evolução

A décima segunda temporada de Grey’s Anatomy vê Meredith lidando com a vida, após a morte de Derek. Vemos que Callie namora o médico que matou Derek e fica tão envergonhada que deixa a cidade. April e Jackson terminam seu relacionamento e Bailey se torna a nova chefe. Após seu período de luto, Grey finalmente volta ao hospital mas é atacado agressivamente por um paciente, sendo um grande momento de tensão da temporada.

13° Temporada – Mais desafios em Grey’s Anatomy

O casamento entre Owen e Amelia não dura e chegam a conclusão que eles se casaram rápidos demais. Já Alex quase vai para a prisão por agredir DeLuca. Um dos momentos de despedida é quando após uma briga judicial com Arizona pela guarda da filha, a ortopedista Dra. Callie decide morar com a namorada Penny, na Costa Leste dos Estados Unidos, dando adeus para a série. É também nesta temporada de Grey’s Anatomy que temos a chocante cena de de Stephanie praticamente explodindo um estuprador numa das alas do hospital.

14° Temporada – Novos começos

A 14° temporada de Grey’s Anatomy aborda diversas situações de forma ainda mais intensa que as demais, como racismo, abuso sexual e assério no local de trabalho. Amelia descobre ter um tumor cerebral mas é rapidamente curada, enquanto Ben finalmente é integrado ao corpo de bombeiros (o que inclusive deu início a um spinoff da série). Além disso temos o casamento de Alex e Jo e Meredith Grey vence o Prêmio Harper Avery.

15° Temporada – Relacionamentos e desafios familiares

Essa é uma temporada realmente emocionante. Nela, Meredith Grey reencontra seu pai, já muito fraco e debilitado. Os dois têm uma longa conversa até que ele finalmente dá seu último suspiro na presença da Dra. Outro caso familiar é o de Jo com sua mãe biológica, mas aqui as coisas não vão nada bem e ela se interna em uma instituição psiquiátrica para lidar com sua depressão, e Andrew assume a culpa por Meredith quando ela comete fraude de seguro, após ela falsificar o convênio médico para ajudar uma criança imigrante em uma cirurgia, mas a temporada termina com Grey se entregando para limpar o nome de seu namorado.

16° Temporada – Mais mudanças em Grey’s Anatomy

Alex ajuda Meredith a manter sua licença médica, após ela fraudar o seguro, mas o médico responsável por julgá-la é simplesmente o mesmo médico que foi negligente com seu ex-marido que acabou falecendo. Após isso, Alex se reconecta a Izzie e desaparece de Seattle, deixando apenas uma carta de adeus. Amelia e Link têm um filho, e Richard quase morre de uma doença misteriosa, mas é salvo por um Andrew maníaco, que descobre que está desenvolvendo sintomas de transtorno bipolar, como seu pai. A série aborda a pandemia de COVID-19, proporcionando uma visão realista dos desafios enfrentados pelos profissionais de saúde. A temporada termina com um cliffhanger emocionante.

17° Temporada – Grey’s Anatomy mais real do que nunca

A 17° temporada de Grey’s Anatomy é bem peculiar e intensa, ao mesclar a realidade que vivíamos da pandemia com a ficção. Nela Grey contrai a COVID-19 e precisa ser entubada, nos levando a rever personagens icônicos, como Derek, George, Lexie e Mark, em uma praia imaginária. Enquanto isso, no mundo real, o Seattle Grace é abalado por tragédias após tragédias, com a mãe de Bailey morrendo de COVID-19, Koracick contraindo a doença também e Andrew sendo esfaqueado até a morte depois de confrontar um traficante humano.

18° Temporada – Problemas persistem

Após sair do coma, Meredith se reencontra com Nick Marsh enquanto trabalha em pesquisa sobre Parkinson em Minnesota, mas acaba ficando em Grey Sloan, onde é nomeada chefe interina de cirurgia, April e Jackson estão oficialmente juntos novamente, o programa de residência é fechado e Owen e Teddy estão fugindo, já que Owen enfrenta problemas legais por administrar uma assistência médica fora dos registros. Para muitos, essa poderia ser a temporada final de Grey’s Anatomy, mas acabou que ainda há histórias a serem contadas.

19° Temporada – A despedida de Grey’s Anatomy?

E finalmente chegamos a última temporada de Grey’s Anatomy até o momento. A temporada estreou em 6 de outubro de 2022 e foi finalizada em 18 de maio de 2023, contando com 20 episódios. O ponto mais importante da série é a despedida de ninguém mais, ninguém menos, do que a própria Dra. Meredith Grey, junto de Maggie que também se despede da série nessa temporada.

Grey’s Anatomy não é apenas uma série médica; é uma exploração profunda da condição humana, com todas as suas alegrias, tristezas, triunfos e perdas. Ao longo de 19 temporadas, a série conquistou um lugar especial no coração dos fãs, proporcionando momentos inesquecíveis e personagens que se tornaram parte integrante da cultura popular.

A série foi renovada para sua 20° temporada e, apesar de não contar com boa parte de seu elenco original, continuará contando boas histórias e emocionando fãs ao redor do mundo.