O CEO da Airbnb, Brian Chesky, disse que a plataforma vai usar inteligência artificial (IA) para aprimorar o controle de qualidade dos anúncios e o monitoramento dos hóspedes. A fala veio durante uma entrevista à Bloomberg, publicada nesta segunda-feira (02).

Para quem tem pressa:

Em relação aos anúncios, a IA poderia identificar fotos enganosas, por exemplo. Já na parte do monitoramento, a tecnologia serviria , entre outras aplicações, para evitar festas nas acomodações, o que é proibido pelas regras da empresa.

Precisamos colocar nossa casa em ordem. Precisamos ter certeza de que as listagens são excelentes, que estamos oferecendo um ótimo atendimento ao cliente e que temos um custo acessível.

Brian Chesky, CEO da Airbnb

IA no Airbnb

Logotipo da empresa de aluguel de temporada Airbnb em uma tela de celular
(Imagem: Ink Drop/Shutterstock)

No caso do Airbnb, a empresa aplica IA generativa – tecnologia do ChatGPT que, neste contexto, geralmente é usada para rodar chatbots de atendimento – no seu controle de qualidade. “É a primeira linha de defesa que estamos usando para verificar os anúncios”, explicou o CEO.

É assim:

Em outra frente, a IA pode ser usada para avaliar os hóspedes. Chesky explicou como:

Usamos técnicas de aprendizado de máquina para analisar o último bilhão e meio de chegadas de hóspedes e ver quais deram origem a uma festa e quais não deram. Se você tentar fazer isso com um olho humano, talvez não perceba nenhum padrão, mas a IA pode analisar mais de um bilhão de pontos de dados, encontrar muitas semelhanças e criar um conjunto de regras.

Próximos passos

O CEO da Airbnb acrescentou que mais aplicações da IA serão implementadas antes do fim de 2023.

Quando questionado se haverá um esforço para verificar as comodidades de um anúncio, o executivo optou por manter o mistério.

“Os hóspedes deixaram mais de 300 milhões de avaliações no Airbnb. Em novembro, teremos uma atualização realmente grande para o que você está falando.” – Brian Chesky, CEO da Airbnb